
Deputado Tiago Zilli garante continuidade da parceria entre a UFSC e o Hospital Regional de Araranguá após entrevista sobre possíveis fechamentos de cursos
Após a repercussão da entrevista no programa Estúdio 95, nesta quinta-feira, 20, que trouxe à tona a preocupação sobre o possível fechamento dos cursos de Medicina e Fisioterapia no Campus da UFSC de Araranguá, o deputado estadual Tiago Zilli entrou em ação. O assunto gerou um clima de incerteza após o anúncio de que a falta de vagas de estágio no Hospital Regional de Araranguá poderia ser um dos motivos para a medida, especialmente em função da troca de gestão na unidade hospitalar.
A entrevista expôs um cenário de incerteza sobre o futuro dos cursos da instituição de ensino superior, com muitos temendo que a mudança de gestão no hospital afetasse diretamente os estágios dos alunos, que são fundamentais para a formação prática. A gestão da unidade hospitalar será alterada após a realização de licitação.
Diante da situação, Tiago Zilli, demonstrando preocupação, entrou em contato diretamente com o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi, para esclarecer os desdobramentos e buscar soluções. Em conversa com o secretário, Zilli obteve uma garantia de que a parceria entre a UFSC e o Hospital Regional de Araranguá será mantida, independentemente da nova organização social que assumir a gestão da unidade.
“Ouvi a entrevista e fiquei preocupado com a situação. Nós precisamos nos preocupar com o hospital e com o atendimento, não podemos criar esse pânico”, comentou o deputado, referindo-se à preocupação que a informação causou na comunidade acadêmica e na população em geral.
Em sua resposta, o secretário Diogo Demarchi assegurou que a continuidade da parceria estava garantida, confirmando que a troca de gestão no hospital não afetaria os estágios dos alunos. Além disso, foi mencionado que uma nota oficial será emitida pela Secretaria de Saúde para tranquilizar a população e as partes envolvidas quanto à manutenção do convênio.