Economia Do campo aos negócios: a jornada empreendedora do casal João Batista e Luci Matos

Do campo aos negócios: a jornada empreendedora do casal João Batista e Luci Matos

22/02/2024 - 12h47

Um casal que vem realizando sonhos juntos. Este é o casal João Batista e Luci Matos, que assinam as marcas JBL Distribuidora de Cimentos e Infinity Pisos e Revestimentos. Os dois iniciaram sua trajetória profissional na agricultura, tiveram outras experiências, mas quando passaram a trabalhar juntos, mudaram o destino de suas vidas. Atualmente, as duas marcas estão em espaços próprios, demonstrando a força dos negócios que, segundo os proprietários, não devem parar por aí.

O primeiro negócio do casal, a JBL Distribuidora de Cimentos, nasceu em uma garagem, sem grandes investimentos. Porém, tanto Luci quanto João tinham outras atribuições. “Antigamente eu trabalhava na lavoura. Depois, fiquei 27 anos como cabeleireira, que era algo que eu amava fazer; jamais pensava em ter outro negócio. Mas nós encaramos e enfrentamos juntos esse novo desafio”, contou Luci Matos.

Já João Batista também trabalhou na agricultura. Depois, ficou por 12 anos na Prefeitura de Maracajá até tornar-se motorista de rodo trem, conhecendo vários estados brasileiros. Ele ainda lembrou que a distribuidora de cimentos foi ideia de um colega de profissão. “Ele sempre falava que se eu abrisse uma distribuidora, iria dar certo”, lembrou.

O início da JBL Distribuidora de Cimentos foi bastante desafiador. “Nós nos unimos e começamos a montar a empresa em 2014. Nossa distribuidora começou em uma garagem. Não tínhamos empilhadeira, a primeira carga foi descarregada no braço, tínhamos apenas uma stradinha e foi um sofrimento fazer a empresa crescer”, contou João Batista. Ele ainda relatou que ligaram para a empresa e um representante foi enviado. “Ele ficou meio desanimado, porque nós não tínhamos nada. Não tínhamos estrutura, não tínhamos dinheiro. E então, começamos”, contou.

A partir de então, a empresa cresceu. O casal chegou a abrir uma filial em Canoinhas, mas o negócio não deu certo. Então, surgiu a ideia de um novo negócio.

Após o fechamento da filial em Canoinhas, o casal buscou um novo empreendimento. Segundo o relato feito ao programa 95,5 Entrevista, o casal esteve próximo de adquirir a loja Pisocon. “Estava tudo pronto, projetos, plantas, mas na hora de vender, ela me ligou e disse que não iria mais vender”, contou Luci. A partir de então, o casal contratou um corretor de imóveis para buscar um espaço para abrir uma loja de pisos e azulejos.

Assim, nasceu a segunda marca assinada pelo casal: a Infinity Pisos e Azulejos. “Quando começamos, começamos a buscar as marcas. Hoje, temos várias marcas e não desprezamos nenhuma”, conta Luci Matos. Além dos pisos, outros produtos relacionados também são comercializados na empresa.

Planos futuros

O casal agora planeja expandir para o ramo de transportes. João Batista revela que dois caminhões já foram adquiridos. “A previsão é que o primeiro chegue agora em março e o segundo em abril. Queremos montar uma frota própria para entregas e para trazer nossa mercadoria”, revelou.

Entrevista na íntegra: