Política Editorial: Evandro Scaini continua a saga pela continuidade das obras do calçadão  

Editorial: Evandro Scaini continua a saga pela continuidade das obras do calçadão  

17/01/2023 - 11h25

Prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, está com sua assessoria jurídica em Florianópolis para tratar da paralisação da obra do calçadão a beira mar. Na reunião com técnicos do Patrimônio da União, serão apresentados argumentos e documentos, que comprovam a assinatura do termo de cessão de uso firmado entre as partes. Também serão apresentadas as licenças ambientais que a administração municipal conseguiu para a realização da obra.

Missão

Na verdade, a missão é convencer o Patrimônio da União, que não tem consistência a alegação do Ministério Público Federal, de que a obra precisa ser paralisada devido à ausência de Licença de Instalação. Mas para liberar a continuidade da obra, ainda será necessário convencer a Justiça Federal. O caminho pode ser complicado, mas o prefeito está confiante de que tudo será resolvido.

Recuperando

A secretaria de Obras de Araranguá recuperou ontem os estragos causados por ato de vandalismo contra o deck de contemplação no faro do Morro dos Conventos. Agora a administração estuda a colocação de câmeras de segurança, para identificar os autores de possíveis novos ataques ao patrimônio público.

Mantido

Mesmo com a depredação, o cronograma de inaugurações marcado para a próxima sexta-feira no Morro foi mantido. Serão inaugurados: a pavimentação da ARA230 Valdemar Inácio, na Lagoa da Serra, o deck de contemplação no faro do Morro, a Praça Mário Canela, a pavimentação das ruas Júlio de Castilhos, Bagé, São Francisco de Paula, Soledade e Itaqui.

Dia 26

A administração municipal de Araranguá fará uma prestação de contas à população sobre suas ações em dois anos de governo. A prestação de contas vai acontecer no próximo dia 26 de janeiro no salão Plínio Linhares do Center Shopping Araranguá. Inicialmente a data era dia 19, mas “Por questões de Logística”, foi transferida, com o anunciou feito na manhã de hoje às vésperas do evento.

Como será

Na prestação de contas anterior, cada secretário apresentou as ações de suas pastas, prestando contas do que havia sido feito e o que ainda estava programado para acontecer. Segundo o assessor de comunicação da prefeitura, Sandrinho Ramos, a mesma receita, com algumas novidades, deve se repetir nesta prestação de contas.

Caminharam

Na verdade, várias ações que foram anunciadas na última prestação de contas, já estão em andamento e outras já foram concluídas. O prefeito Cesar sempre afirma que o dinheiro que seu governo administra é da população. Assim, ele entende que é preciso prestar contas à população.

Vai demorar

Mas, uma das obras que vem provocando dor de cabeça na administração municipal é a quarta ponte. Com problemas no projeto, que não pode ser executado (pelo menos é o que a empresa Trilha e outras consultadas afirmam) e precisando de mais verba para a conclusão, a obra continua parada. O problema é que não depende apenas do governo municipal, o Estado também precisa ajudar a resolver.

Entenda

Como se trata de obra conveniada com o governo do Estado, porém executada pelo município, qualquer mudança no projeto, ou ajustes de preços, precisa passar pelo Estado. Mas o governador Jorginho Mello, recém assumiu o governo e ainda está tomando conhecimento da máquina administrativa do Estado. Não é difícil imaginar que o mesmo aconteça com seus secretários, incluindo o da Infraestrutura.

Tempo

Assim também, não é difícil imaginar, que a retomada da obra, que tem soluções aparentemente fáceis, mudança no projeto e aporte financeiro, que o prefeito já disse que se precisar a prefeitura tem caixa, fique mais tempo paralisada do que seria necessário.

Decisão

Importante é a decisão do prefeito Cesar de terminar a obra e não desistir ante as dificuldades. Tem nesta decisão o apoio das entidades representativas da sociedade, bem como da população em geral.

Saindo do papel

Pedidos da edição do projeto Câmara na Comunidade, realizado ano passado no Paiquerê, estão saindo do papel. O projeto, que teve como anfitriã a vereadora Lena Périco, do MDB, ouviu a comunidade que pediu acesso à praia e um espaço de lazer. O asfalto à beira mar já é uma realidade e agora começou a ser construída a passarela que dará acesso à praia. O espaço, que é uma área institucional, solicitado pela comunidade para lazer e para a construção da sede da Ong Educamar, também está sendo providenciado.

Satisfação

Mesmo com os problemas econômicos e com o calçadão em obras, lojistas de Araranguá avaliam positivamente as vendas de Natal. Muito embora não haja números oficiais a respeito, a CDL fez uma consulta aos lojistas e a conclusão é que, embora o ano anterior tenha sido melhor, as vendas não foram tão ruins.

Fatos

O presidente da CDL de Araranguá, Everaldo Apolinário, pontua que a obra do calçadão e as perspectivas relacionadas à economia do novo governo, foram decisivas para que o resultado final, não tenha sido o desejado. Ainda ressaltou que a promoção do Natal Premiado, foi de grande valia para alavancar as vendas.

Perspectivas

Otimista, o presidente entende que com a reforma do calçadão e da praça central, que devem terminar este ano, as perspectivas para o próximo Natal, serão excelentes. Diz um velho adágio popular que, “para fazer uma omelete, é preciso quebrar os ovos”. Pode ser o caso.