Política Editorial: obra do calçadão do Arroio do Silva vai parar

Editorial: obra do calçadão do Arroio do Silva vai parar

13/01/2023 - 08h16

Visita

O prefeito de Meleiro em exercício, Pedro Luís Schuvartz recebeu ontem a visita do novo promotor de justiça da comarca Drº Eduardo Silva Fagundes. O promotor fez uma visita de cortesia e se colocou a disposição da municipalidade buscando uma parceria. O prefeito em exercício também se colocou a disposição para ajudar no que for possível buscando sempre a melhoria dos trabalhos da justiça na comarca de Meleiro.

Inauguração

E para quem pensa que o prefeito César Cesa está intimidado com as denuncias que vem sendo feitas ao ministério público federal sobre obras que vem melhorando a qualidade de vida dos cidadãos no Morro dos Conventos, se engana. Depois de afirmar que não atenderia ao pedido do ministério público federal de demolição de um dos acessos a praia, agora ele marcou para a sexta feira da próxima semana a inauguração da obra. Outras obras, como a pavimentação na Lagoa da Serra, os decks de contemplação no farol do Morro, também acontecerão no mesmo dia. Mas a festa de inauguração do Deck na parte baixa do Morro será no final da tarde da próxima sexta feira.

Eleição

Amanhã é dia de eleição na Associação de moradores do Bairro Lagoão. As urnas ficarão abertas das 13 às 18 horas, para os moradores aptos a votarem. Durante a semana houve muita discussão para formar uma chapa, uma vez que o atual presidente Pedro Cardoso Patrício e seu vice Vânio dos Santos, não concorrerão. O presidente, porque já foi reeleito, mas o vice estará na chapa inscrita.

Ação

FAMA, SAMAE, prefeitura de Araranguá e entidades farão amanhã a segunda edição do projeto Arco Iris. O projeto consiste em uma ação de limpeza do rio Araranguá. Em sua primeira edição, geladeiras, pneus, sofás, muito plástico e toda a sorte de lixo foi retirado do rio. A ação contou com o apoio decisivo de voluntários que trabalharam por amor a natureza. Amanhã não será diferente.

Lindo

Nosso Rio Araranguá pode ser considerado um rio teimoso. Depois de décadas sendo agredido pela exploração do carvão, que prejudicou sensivelmente a qualidade de suas águas, ele continua vivo. Na verdade, a natureza se reinventou e resistiu a todas as ações predatórias do ser humano. Mesmo sem ajuda, a natureza consegue se recuperar. Quando recebe ajuda, o tempo de recuperação diminui.

Muda de cor

Nosso rio é um dos poucos no mundo, que consegue mudar de cor. Tem uma exuberante beleza natural que precisa ser preservada. Durante anos ficou esquecido e sendo agredido sem dó nem piedade. Apenas de uns tempos para cá, ele começou a ter algumas ações no sentido de preservação e de conservação e exploração com sustentabilidade. A limpeza do rio é um gesto, é um afago, é uma manifestação de apreço.

Somar esforços

O que se espera é a presença de muitas pessoas que dizem amar a natureza e aparecem nas redes sociais como defensoras do meio ambiente. Amanhã, será o dia de não arrumar desculpas, mas sim de tomar atitude, no sentido até de buscar mexer com a consciência das pessoas de que jogar lixo no rio não é o melhor caminho. Amanhã é o dia de deixar apenas de falar em bares microfones e redes sociais e botar a mão na massa.

Para a obra

O prefeito do Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini recebeu uma notificação no meio da tarde de ontem o ordenando a paralisação imediata das obras do calçadão a beira mar. Atendendo solicitação do ministério púbico federal, a justiça federal de Criciúma determinou a paralisação da obra e ainda estabeleceu uma multa de 10 mil reais ao município, caso não haja a paralisação.

Base

Por incrível que pareça, muito embora o ministério público federal argumente que a obra foi autorizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com dispensa de Licença Ambiental de Instalação e que por isso a autorização teria sido irregular por estar desprovida de estudos ambientais, mais aprofundados, o que ainda está em discussão na justiça, não foi a questão ambiental que levou a paralisação da obra.

Cessão de uso

Na decisão, o que a justiça alegou foi que a União suspendeu, o Contrato de Cessão de Uso Gratuito emitido em favor do Município de Balneário Arroio do Silva para uso da área, o que permitia a realização da obra. Mesmo depois de todas as exigências cumpridas pelo município e que foram suficientes para que a União assinasse o contrato de cessão de uso, agora, atendendo pedido feito pelo ministério público federal, suspendeu a cessão de uso.

Suspendeu

O que precisa ficar claro é que houve a suspenção, não a revogação do contrato. Agora caberá ao município apresentar suas alegações para convencer a justiça e a União de que a obra precisa continuar.

Recolhendo

Ontem mesmo o prefeito Evandro Scaini oficiou a empresa responsável sobre a paralisação e hoje até mesmo as placas da obra deverão ser retiradas.

Não vai desistir

Ainda ontem, a assessoria jurídica da prefeitura tomava as devidas providencias para convencer a União a manter o contrato, retomando assim a obra.