Geral Educação de Araranguá quer melhorar o IDEB e nova sede da prefeitura do Arroio será inaugurada na próxima sexta-feira

Educação de Araranguá quer melhorar o IDEB e nova sede da prefeitura do Arroio será inaugurada na próxima sexta-feira

28/02/2024 - 10h40

A secretária de Educação de Araranguá, Mariluci Bilck, está determinada em tomar um caminho, sem volta, na busca por melhorar o ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na cidade. Várias providências já foram tomadas, como a troca de diretores nas escolas, mas se trata de algo mais abrangente. A secretária já tem a visão de que resolver o problema passa pelo engajamento de professores, diretores, pais e alunos, além da determinação da administração municipal.

Encontro

Para a busca da melhora do IDEB, a secretaria recebeu diretores de escolas e creches para uma palestra com professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, docente da Universidade Federal do Ceará, graduado em Física, mestrado com pesquisas em Tecnologia Aplicada à Educação e doutorado em Teleinformática, além de secretário de Educação da cidade de Sobral/CE. A pequena cidade, muito embora não tenha as condições ideais, em termos de estrutura, é o maior IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) do Brasil e é exemplo para o mundo.

27 anos

Segundo Herbert, em Sobral, a educação demorou 27 anos, para atingir o atual patamar na educação. Disse que a educação em Sobral, apenas seguiu o que já existe em educação a disposição no país. Segundo ele, o problema é falta de aplicação do que existe à disposição para que os alunos realmente adquiram conhecimento.

Não demora

Ainda segundo Herbert, o fato de Sobral ter levado 27 anos para conseguir atingir o índice ideal, não quer dizer que o mesmo aconteça em outros municípios. Em Araranguá, pela estrutura que pode observar, existem todas as condicionantes para que a melhoria do IDEB aconteça mais rapidamente.

Reajuste

Trabalhadores da saúde querem discutir com o IMAS o pedido de aumento de 8%, reajustes no vale alimentação e o pagamento do piso salarial na folha. Na verdade, se trata da pauta de reivindicações da categoria, através do sindicato que a representa. A primeira rodada de negociações com o IMAS, que administra vários hospitais em nossa região e na região da AMREC, está marcado para o próximo dia 11 de março. A primeira mesa com o Imas  será realizada dia 11 de março. Lembrando que as cláusulas sociais foram acordadas em 2023 valendo para dois anos. São mais de cinco mil trabalhadores, distribuídos em 15 hospitais e diversas clínicas na região de Criciúma e vale do Araranguá. A data-base da categoria é 1º de março.

Dengue

Muito embora o município de Jacinto Machado, esteja com a situação da Dengue sob controle, a secretaria de Saúde marcou para a próxima sexta-feira uma ação. Segundo a secretária de Saúde de Jacinto Machado, Juliane Trombim, será feita uma barreira na entrada da cidade para a entrega de panfletos, com orientações a população.

Inauguração

Acontece na próxima sexta feira as 18 horas a inauguração da sede própria da prefeitura do Arroio do Silva. Uma obra que custou mais de R$ 4 milhões, está dotada de total infraestrutura para abrigar o poder executivo do município. Segundo o prefeito Evandro Scaini, a prefeitura foi construída com recursos próprios, arrecadados com o REFIS.

Lançamento

Acontece na próxima sexta-feira em Meleiro, o lançamento da VII AgriMeleiro, VII Mostra do Agronegócio e 18ª Festa do Colono, que acontecem de 16 a 19 de maio de 2024 no Parque do Arroz. O prefeito Éder Matos, que hoje está em Brasília, vai receber a imprensa e convidados especiais para apresentar os números da festa, bem como as atrações confirmadas. O prefeito já adiantou que haverá show nacional com Amado Batista.

Terminou

Mais um suplente passou pela Câmara de Vereadores de Araranguá, deixando sua marca. Lyrion Matheus, ficou por 30 dias na casa, na vaga do vereador Luciano Pires. Como vereador apresentou indicações, requerimentos e indicações, além de levantar questionamentos com base e fundamento. Logo na primeira sessão do mês de março, Luciano Pires retorna a sua cadeira na câmara.