Escola centenária de Sombrio é homenageada pela Alesc em sessão solene
Os 120 anos da Escola de Educação Básica (EEB) Catulo da Paixão Cearense, em Sombrio, foram celebrados em sessão solene realizada pela Alesc no Sombrio Tênis Clube. A homenagem foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP), que foi aluno da instituição.
“Esta não é apenas uma sessão solene, é um encontro com a história de Sombrio e região”, afirmou o parlamentar. “Não é uma sessão apenas para falar da escola, mas para falar de sonhos e vidas que foram transformados a partir dela.”
A Catulo, como é conhecida, surgiu como uma escola isolada em 1906, quando Sombrio ainda era distrito de Araranguá, tendo como um dos pioneiros o professor Máximo da Silveira. Nos anos 1940, a comunidade local, liderada pelo padre João Reitz, uniu-se para construir a escola, que viria a se tornar a Catulo da Paixão Cearense.
“Essa é uma história fruto de muitas mãos, que nos faz sentir orgulho do caminho percorrido até aqui”, disse Scheffer. “Que ela nos renove a esperança no futuro, porque, enquanto existir educação, existirá transformação. E, enquanto o Catulo existir, existirá um lugar onde sonhos nascem, crescem e ganham o mundo.”
A diretora da escola, Jussara Leal Teixeira Chisini, também fez um retrospecto da história do Catulo. Lembrou que a instituição surgiu de uma escola isolada e passou por várias transformações, graças à mobilização da comunidade, até se tornar a escola que atualmente é mantida pelo governo estadual e conta com quase 560 estudantes do ensino fundamental.
“O Catulo é a soma de todas essas experiências, de todas essas pessoas, de todos esses esforços. Não é apenas uma instituição do presente: estamos celebrando todas as mãos que ajudaram a erguê-la ao longo do tempo, celebrando uma herança coletiva que temos o dever de preservar e fortalecer”, disse a diretora.
O advogado Everaldo João Ferreira, que foi aluno e professor no Catulo, discursou em nome das 24 pessoas homenageadas, entre ex-diretores, professores e colaboradores. Ele permaneceu na escola durante oito anos como estudante e retornou como professor, onde atuou por 15 anos.
“Posso dizer que foram os anos mais felizes da minha vida”, afirmou. “Hoje é uma noite muito especial. O Catulo não é só um prédio, com salas de aula; é uma lenda, uma instituição que contribuiu grandemente para a educação. E vocês, homenageados, contribuíram decisivamente para a formação de milhares de crianças e jovens.”
A solenidade foi acompanhada por autoridades de Sombrio e região, como o coordenador regional de Ensino, Gilberto Delfino; o presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, Marilon de Moraes; a vice-prefeita de Jacinto Machado, Noeli Schmidt; e a prefeita de Sombrio, Gislaine Silva da Cunha. “Agradecemos por esta homenagem a uma escola que é tão importante para a nossa cidade e que levamos em nossos corações”, disse a prefeita.
Homenageados:
- Jussara Leal Teixeira Chisini, atual diretora da escola
- Benta Cristóvão Marques, ex-diretora
- Claudi Claudino da Cunha, ex-diretora
- Fabrícia Monteiro Caetano, ex-diretora
- Joarez Newton Freitas, ex-diretor
- José Antônio Tiscoski da Silva, ex-diretor
- Jucilane Elias de Santana, ex-diretora
- Jussara da Silva Pereira Isoppo, ex-diretora
- Maria Claudete Medeiros Borges, ex-diretora
- Margarete Farias Medeiros, ex-diretora
- Milena Simone da Rosa Sérgio, ex-diretora
- Paulo Roberto Eggler, ex-diretor
- Altair Schmidt da Rocha, ex-presidente do Grêmio Estudantil
- Antonio Santana Barbosa, professor aposentado
- Araci Maggi Boff, professora aposentada
- Erotides Pereira Tuon, professora aposentada
- Everaldo João Ferreira, professor aposentado
- Hernando Silveira Roldão, servente aposentado
- José Heriberto de Oliveira, professor aposentado
- Leonor Ramos Krás Borges, ex-supervisora
- Luci Santos Claudino, professora aposentada
- Maria Roldão da Silva, merendeira aposentada
- Marilac Cardoso Carlessi, ex-administradora
- Oníria Santos da Rosa, ex-orientadora educacional







