Geral Famílias começam a retornar as suas casas, região tem final de semana com Arrancada de tratores e Agrimeleiro

Famílias começam a retornar as suas casas, região tem final de semana com Arrancada de tratores e Agrimeleiro

15/05/2024 - 11h03

Famílias que tiveram que sair de suas casas devido as cheias no Rio Araranguá, começaram a voltar ontem. Segundo dados da Defesa Civil, algo em torno de sete famílias, retornaram a suas casas por conta própria. Mas o retorno das famílias que estão abrigadas será feito com acompanhamento da prefeitura.

Recuperar

O problema agora é recuperar ruas e estradas que apresentam desde buracos a erosões, bem como a recuperação de esgotamento pluvial. O problema é que a secretaria de Obras de Araranguá teve ontem e tem hoje, com tempo bom, prazo para otimizar os serviços, o que não será suficiente. Amanhã e sexta-feira, já tem previsão de chuvas novamente.

Festa

Mas aos poucos a vida vai voltando a normalidade e o final de semana será marcado pela VII Arrancada de tratores em Turvo e a VII Agrimeleiro em Meleiro. As duas programações têm shows e atrações diversas. Enquanto em Turvo as competições são o ponto alto, em Meleiro o agronegócio e exposições de produtos darão o tom da festa.

Rota gastronômica

Balneário Gaivota vai lançar uma rota gastronômica para manter atividades na baixa temporada. O lançamento acontece na próxima sexta-feira no sitio do Cássio às 19h. No lançamento, os restaurantes vão receber os convidados apresentando seus cardápios, folders e contando cada um a sua história. Os convidados especiais e a imprensa serão recepcionados com um coquetel com música ao vivo.

Rescaldo

Em Passo de Torres ainda ontem a realidade não havia mudado muito. Mais 35 pessoas desalojadas, foram encaminhadas ao abrigo municipal. As famílias vieram da Sanga da Madeira e do Arraial. Segundo a Defesa Civil houve a tentativa de resgatar 12 famílias, que preferiram ficar em suas casas, mesmo estando em áreas alagadas.

Prevenção

Deputado estadual José Milton Scheffer demonstra preocupação em relação a manutenção de barragens. Ontem, o deputado cobrou do secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, manutenção na barragem do Rio Leão, que fica em Jacinto Machado. Com uma área alagada de 80.172 hectares e 12 milhões de litros, a barragem precisa de manutenção para a segurança da população em seu entorno.

Microempreendedor

Dia 21 de maio é o dia do microempreendedor. Para comemorar a data a prefeitura do Arroio do Silva fará uma oficina com o tema “Use a criatividade feminina para potencializar vendas”. A palestra será ministrada pela consultora do Sebrae e instrutora de treinamentos Marielle Grasso. O evento é aberto a microempreendedores e acontece às 19h no Museu do Pescador.