Geral Feedback faz bem

Feedback faz bem

11/01/2023 - 11h50

Um dos maiores desafios de líderes é aprender a dar feedback, expressão utilizada no inglês para traduzir a avaliação do chefe sobre o trabalho do colaborador. Sabemos que o relacionamento interpessoal é demasiadamente complexo e não está escrito em manuais de instrução, pois cada ser humano é diferente um do outro. Muitos líderes são extremamente competentes na criação de processos e produtos, mas falham na hora de uma DR (discutir o relacionamento), como costumamos dizer em uma relação entre casais.

Toda relação, mesmo no ambiente de trabalho, exige esse retorno, que deverá ser construtivo e com foco no desenvolvimento das pessoas envolvidas. Feedback não é apenas para criticar e sim um momento de pôr as cartas na mesa, demonstrar o que precisa ser melhorado, lançar desafios, e claro, elogiar com sinceridade.

Um líder usa o feedback para motivar as pessoas com intuito de compreenderem que a mudança vai lhes favorecer. Pois em muitos casos haverá objeções e o clima talvez não fique tão ameno principalmente em situações de cobranças por melhores resultados.

Como dica sugiro que seja feito um roteiro antes da conversa com tópicos dos pontos a serem abordados. Comece elogiando a pessoa para que ela se sinta empoderada e após destaque as questões que precisam de maior atenção. Mesmo que você aponte fatos negativos sua fala tem que deixar claro que o colaborador tem potencial para melhorar, e que você conta com a contribuição dele.

Faça essa conversa com hora marcada para começar e terminar, sempre em particular, e lembre-se, de forma objetiva, clara e construtiva. O feedback precisa ser uma conversa amena, de igual para igual, mesmo que seu cargo seja muito mais elevado. Experimente com sua equipe e depois me dá um feedback.

@consultora.lizeburigo.