
Força-tarefa promove abordagens e internações de pessoas em situação de rua em Araranguá
A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, por meio do CREAS, promoveu nesta semana a terceira edição da ação conjunta de atendimento à população em situação de rua. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio do Ambulatório de Álcool e Outras Drogas, e do 19º Batalhão da Polícia Militar, com atividades realizadas em diferentes pontos da cidade.
Ao todo, foram realizadas 16 abordagens, que resultaram em três internações, cinco passagens concedidas e um encaminhamento para a Casa de Passagem. Durante a mobilização, também foram ofertados atendimentos médicos e psicossociais, testes rápidos, contatos telefônicos com familiares, solicitação de documentos pessoais, além da entrega de roupas e kits de higiene.
A ação foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua e teve como foco oferecer acolhimento, escuta qualificada e acesso a serviços essenciais, visando a reintegração social e a superação da situação de vulnerabilidade.
De acordo com a Secretaria, o trabalho reforça o compromisso da equipe de abordagem social do CREAS, que diariamente realiza visitas e acompanhamentos, sempre com o objetivo de orientar, atender e possibilitar novas oportunidades de inclusão às pessoas em situação de rua.