
Jairo Costa destaca avanço das obras e paisagismo no Parque Belinzoni, que se prepara para receber os dinossauros
Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o diretor do SAMAE, Jairo Costa, falou sobre o andamento das obras no Parque Belinzoni, localizado no bairro Alto Feliz, e sobre a expectativa para a abertura do espaço, que contará com réplicas de dinossauros animatrônicos e diversas melhorias estruturais.
“Estamos trabalhando muito. Nosso prefeito não para e, com isso, a equipe também não. A máquina anfíbia já está a todo vapor e atuando nas áreas de água doce da cidade. Estamos trabalhando incansavelmente na limpeza do açude Belinzoni”, destacou Jairo.
O diretor também detalhou o projeto de embelezamento paisagístico do parque, que está sob responsabilidade de uma empresa de Nova Veneza. “Eles já estiveram no local e será feito um plantio de milhares de flores. Serão plantados 3 mil mudas de hortênsias, 90 mudas de jerivá e 80 mudas de manacá-da-serra. Sem dúvidas, vai ficar muito bonito”, afirmou.
De acordo com Jairo, o parque está sendo preparado para se tornar um dos principais pontos turísticos de Araranguá. “O prefeito já está com o projeto da escola ambiental. As trilhas dos dinossauros estão sendo feitas e, em seguida, começam os decks. Existe toda uma logística, porque alguns dinossauros grandes precisarão ser posicionados na sequência. A equipe já esteve no local avaliando essa possibilidade”, explicou.
O diretor também ressaltou que, embora ainda não haja uma data oficial para a abertura, o desejo é entregar o espaço o mais breve possível. “Estamos com uma expectativa muito grande. Queremos que isso comece a funcionar o quanto antes. Todo ano o parque receberá investimentos da prefeitura. Além disso, estamos implantando bebedouros com água gelada para que os visitantes sempre tenham acesso à água”, contou.
Por fim, Jairo destacou o trabalho conjunto com a FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), responsável pela parte ambiental do projeto. “A FAMA está etiquetando e ajustando tudo para que as obras avancem da forma correta. A população pode ficar tranquila. todo o trabalho é realizado dentro da lei, com responsabilidade ambiental. Estamos limpando o açude e retirando os aguapés de forma correta. Nosso foco é unir preservação e cuidado com o meio ambiente”, concluiu.