Geral Mais uma vez o final de semana foi repleto de atrações e praias lotadas na região

Mais uma vez o final de semana foi repleto de atrações e praias lotadas na região

13/02/2023 - 10h09

O final de semana foi mais uma vez de grande movimentação em nossas praias. Desde Ilhas, passando pelo Morro dos Conventos, Arroio do Silva, Gaivota a Passo de Torres, praias lotadas.

Piquenique

No farol do Morro dos Conventos aconteceu o primeiro piquenique com brinquedos para as crianças e show com Rubens Daniel. Os decks do Morro receberam um público acima da média. Mas a grande maioria preferiu o deck a beira mar, para desfrutar da praia e de outras atrações. Também houve muita procura por Ilhas, que agora tem outros atrativos, como o passeio de Escuna, banana Bolt e pedalinhos.

Não faltou

No Arroio do Silva não faltaram atrações musicais. O final de semana foi farto com apresentações do Música na Praça e no palco central, terminando ontem com o samba Session para encerrar do domingão de verão. No Arroio ainda aconteceu no sábado a disputa final do campeonato de futebol na areia, que também levou grande público à beira mar.

Carnaval

Já a semana que entra será de preparação para o Carnaval. Aliás, em algumas partes do Brasil já tivemos no final de semana o chamado pré-carnaval. Em Araranguá, muito embora ainda não haja o anúncio das atrações, haverá Carnaval nos dias 18 e 20 em Ilhas e no Morro dos Conventos. No Arroio do Silva, a falta do desfile da escola de samba Unidos, será suprida com vários blocos que foram formados por integrantes da escola e pessoas que gostam de Carnaval. Haverá banda Scorpions no palco central e Tok Musical puxando os blocos de sujos.

Conscientização

A partir de hoje a CCR Via Costeira e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) juntamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizam ação de conscientização sobre direção segura com os motoristas que trafegam pela BR-101 Sul/SC. A iniciativa acontece no posto a PRF em Tubarão, no km 343 da pista Sul, entre 8h30 e 12h30 e contará com a distribuição de material educativo.

Expectativa

A semana começa com a expectativa do prefeito Evandro Scaini, com relação a decisão judicial sobre o pedido de revisão da medida que suspendeu as obras do calçadão à beira mar. Com o restabelecimento do contrato de cessão de uso pelo Patrimônio da União, a administração entrou com o pedido para retomar a obra, uma vez que foi exatamente por este motivo que a justiça determinou a paralisação dos trabalhos. O prazo para a resposta expirou na última quarta-feira, mas até a sexta-feira que passou, ainda não havia a decisão.

Chega à Câmara

A semana também promete debate na Câmara de Vereadores de Araranguá. O projeto que prevê a licitação do serviço funerário deve voltar a casa, exatamente como estava. Anteriormente o projeto chegou à casa, mas sofreu várias emendas que transformaram a licitação em um credenciamento. Como existe uma determinação judicial pela licitação, o projeto deve retornar à casa esta semana para nova discussão.

O que quer

Segundo o procurador geral do município, Daniel Menezes, é preciso que os vereadores não mudem o projeto, uma vez que o Ministério Público não aceita o credenciamento, mas sim licitação.

Problemas

O problema é que a forma encontrada pelos vereadores foi discutida e bem aceita entre os atuais detentores de serviço funerário em Araranguá. Assim, não é difícil imaginar que o debate seja exatamente este.

Extraordinária

Amanhã, tem sessão extraordinária na Câmara de Vereadores do Balneário Arroio do Silva. O presidente, Élvio Zoche, convocou a sessão devido a necessidade de votação do acordo coletivo de trabalho dos servidores públicos municipais e os gastos com a realização da Arrancada de Caminhões. A formação das comissões permanentes da casa também entra na pauta.

Mutirão

A secretária estadual de Saúde, Carmem Zanotto vai a Brasília esta semana. Entre os assuntos a serem tratados está o mutirão de exames e cirurgias que pretende iniciar em seguida, em todo o Estado. Desde a campanha eleitoral o governador, Jorginho Mello, demonstrava determinação em diminuir o tempo de espera para exames e cirurgias. A secretária por sua vez, já fez um diagnóstico do que está impedindo que a fila ande e já deu os primeiros passos para dar início ao mutirão.

Verba

Claro que para realizar o mutirão a secretária vai precisar de aporte financeiro considerável. O dinheiro para a arrancada já está no caixa, mas será preciso muito mais para realmente fazer andar a fila dos que esperam por exames ou cirurgias. Em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, o assunto será tratado. Em seu retorno de Brasília, a secretária conversa conosco na Rádio Araranguá. A entrevista está marcada para a próxima sexta feira, 17.

Fanfarra

A APAE de Araranguá está tentando implementar a música como forma de auxiliar no trabalho com os alunos da escola. Uma fanfarra está sendo organizada. Agora com uma nova gestão, a APAE está na busca de instrumentos musicais. Quem quiser doar instrumentos novos ou usados, deve entrar em contato com a APAE de Araranguá.