Variedades Mother! Mãe! (Pra quem tem estômago)

Mother! Mãe! (Pra quem tem estômago)

24/11/2022 - 09h45

O filme sobre o qual escrevo hoje não é nada óbvio, de um certo ponto de vista. Sem querer subestimá-lo caro leitor, pode ser que não lhe agrade, aliás, não agradou muita gente e alguns sequer acharam lógica na trama. Mas ele cumpre o papel da arte de inquietar, provocar, estimular a reflexão e até causar repulsa em algum momento. É claro que, quem conseguiu ver o brilho por trás da metáfora, amou a película. Afinal, este é daqueles filmes que você ama ou odeia sendo impossível ficar indiferente. Então, se você tiver um pouco de interesse e gostar de roteiros que fogem da regra convencional, a dica pode valer muito e quem sabe a experiência torne-se interessante.

Mãe! (original: Mother!), filme de 2017 do diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro, Fonte da Vida, Noé), conta a história de um casal que vive numa casa grande e isolada num campo.

Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes, X-Men, Passageiros), interpreta uma jovem e linda esposa, que  passa os dias reformando a casa que foi incendiada recentemente. Os personagens não tem nomes, mas poderá descobrir quem são nos créditos finais.

Javier Bardem (Onde os Fracos não tem Vez, Carne Trêmula, Duna) interpreta o marido mais velho, um poeta buscando inspiração.

Para desespero da esposa, e de quem assiste, vão a chegando pessoas na casa como visitas indesejadas e logo começam a tirar a paz do casal – eu fico me colocando no lugar do casal e imaginando gente chegando na minha casa sem eu convidar num domingo à tarde, o pior dos pesadelos. Observamos tudo pela perspectiva da protagonista, e temos a impressão de que a câmera fica logo atrás do seu ombro gerando ainda mais aflição.

Quase tudo no filme, tem um sentido metafórico. Em alguns casos, até mais de um. O filme tem algumas camadas e uma delas aborda um dos maiores dramas da humanidade. Há reflexões sobre o papel da mulher, pecado, perdão, tolerância e crença religiosa (leia o primeiro capítulo de Gênesis, na Bíblia). Porém outras coisas ficam sem explicação e dão um nó na cabeça, mas isso não compromete o enredo, sugiro deixar pra lá.


O elenco é maravilhoso contando ainda com Ed Harris e Michele Pfeiffer. Eu recomendo muito, mas não recomendo pra todo mundo, pois é necessário uma certa expertise cinéfila para gostar da parada (tô zoando). Melhor assistir sozinho antes de reunir a família na sala. Se você assistir e ficar muito inculcado, pesquise as explicações sobre quem é quem na internet, sua visão pode mudar, mas faça só depois de assistir o filme para não perder a graça.

Bom filme!

Direção, roteiro:  Darren Aronofsky
Elenco: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michele Pfeiffer
Ano: 2017    
Duração: 122 min
Onde ver: Amazon Prime

Nota do Dino Cardoso: 4 de 5