Geral Mutirão de limpeza no Rio Araranguá já tem data marcada

Mutirão de limpeza no Rio Araranguá já tem data marcada

06/01/2023 - 16h30

No próximo sábado, dia 14, será realizada a segunda edição do Projeto Arco-Íris, que tem como finalidade conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e fazer um mutirão para coletar materiais descartados de maneira irregular nas margens do Rio Araranguá. A concentração dos participantes do evento – que é aberto para a comunidade em geral – ocorre a partir das 8h30min, em frente ao Restaurante Paiol, no Balneário de Ilhas, seguindo até a área central do município.

O Projeto Arco-Íris é uma realização do serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) em parceria com a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Prefeitura de Araranguá, com apoio de diversas entidades e voluntários, como: Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal de Vereadores, Unesc, UFSC, Educamar, Senac, CDL, Sindicont, Lions Clube, Colônia de Pescadores, Pescadores de Caniço, APV, L’eco Náutica, Proa Sul Canoagem, Jet-ski, Caiaques, Surf, Stand up paddle, Praia é o Nosso Pico, Coama, Comtur, Grupo Escoteiro Ariringuá e Escuna Capitão dos Ganchos 1.

Neste ano, a expectativa é que o evento mobilize mais de 200 voluntários. Em 2021, o evento proporcionou a coleta de aproximadamente 5 toneladas de materiais, como pneus, geladeiras, sofás, colchões, louças e sanitários, que foram descartados de forma irresponsável nas margens do Rio Araranguá, causando danos à flora, fauna e aspecto visual. O diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, o Jairinho, observa que o evento incentiva a conscientização das pessoas quanto a importância da água e do meio ambiente. “Toda a comunidade está convidada a prestigiar a iniciativa. As pessoas podem ajudar na preservação da natureza existente às margens do Rio Araranguá praticando ações simples, que incluem orientação sobre prevenção, bem como a prática do descarte correto de resíduos”. Vários servidores da autarquia também confirmaram presença na atividade.

O prefeito municipal Cesar Cesa vai fazer pronunciamento na abertura da programação, enquanto Maureci Rodrigues, diretor superintendente da FAMA, além de ser um dos organizadores, já antecipou que planeja repetir a dose de 2021, quando participou ativamente da ação. O mutirão de limpeza recebeu a denominação de Projeto Arco-íris com o objetivo de destacar a beleza e singularidade de características do Rio Araranguá, um dos poucos do mundo que oscila suas cores.

MATERIAL – TEMPO MÉDIO DE DECOMPOSIÇÃO:

Jornal: de duas a seis semanas

Embalagens de papel: de um a quatro meses

Guardanapos de papel: três meses

Pontas de cigarro: dois anos

Palito de fósforo: dois anos

Chiclete: cinco anos

Cascas de frutas: três meses

Copinhos de plástico: de 200 a 450 anos

Latas de alumínio: de 100 a 500 anos

Tampinhas de garrafa: de 100 a 500 anos

Pilhas e baterias: de 100 a 500 anos

Garrafas de plástico: mais de 500 anos

Pano: de 6 a 12 meses

Vidro: tempo indeterminado

Madeira pintada: 13 anos

Fralda descartável: 600 anos

Pneus: tempo indeterminado