Geral Cresce a procura por vagas no ensino municipal de Balneário Arroio do Silva

Cresce a procura por vagas no ensino municipal de Balneário Arroio do Silva

25/01/2023 - 17h18

O ano letivo no município de Balneário Arroio do Silva já começou para a secretaria de Educação do município. As aulas iniciam apenas no dia 13 de fevereiro, mas o trabalho não para no município.

Em entrevista à Rádio Araranguá, a secretária de Educação de Balneário Arroio do Silva, Dayane Leonardeli, explicou o planejamento para o retorno das atividades.

“Já estamos com tudo preparado. Os servidores, como merendeiras e servente de escola, retornarão no dia 1. Professores voltam dia 6 e alunos dia 13 de fevereiro. Realizaremos entrega do kit de material escolar, com o uniforme para cada aluno da rede municipal até dia 10 de março”.

Matrículas e Rematrículas

O número de alunos matriculados na rede municipal já ultrapassou a cota. Estão previstos pelos menos 200 alunos a mais que no ano anterior. A secretária explica que esse crescimento acontece pois, não existe mais unidades da rede estadual de ensino na cidade. “Precisamos aguardar até o dia 10 de março para melhor nos organizarmos. Devido muitas transferências e uma rotação grande de alunos, muitas matrículas são feitas e logo após algumas semanas, o aluno saí ou é transferido. Diante disso precisamos esperar até esse dia”, explicou a secretária.

Na escola do Jardim Atlântico, das 18h às 21h30min, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, serão realizadas as matrículas e rematrículas do Eja (Educação de Jovens e Adultos) de Balneário Arroio do Silva. Dayane explica que o horário foi escolhido para dar oportunidade as pessoas que trabalham durante o dia.

Dificuldades de vagas

“Nas turmas de berçário 2, que são crianças com mais de um aninho de idade, estamos com bastante dificuldades. Nas turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries, estamos na luta para conseguir atender a demanda. Nossa maior dificuldade é na estrutura física. No Jardim Atlântico já ampliamos sua capacidade. Com essa demanda que vamos assumindo da rede estadual, acaba sobrecarregando a rede municipal, não possibilitando abrir uma nova turma pelo espaço físico”, explicou a secretária.

Investimentos

Ao final da entrevista a secretária ressaltou que o poder executivo vem investindo constantemente na área de educação. “Sabemos da responsabilidade que temos. Estamos investindo muito em capacitação de professores. Fizemos toda uma reestruturação das escolas e estamos evoluindo a cada dia para melhorar o ensino de nossos alunos”.