Geral Nota oficial da Prefeitura sobre droga no ônibus, PP tem convenção amanhã e Deck do Belinzoni será inaugurado em junho

Nota oficial da Prefeitura sobre droga no ônibus, PP tem convenção amanhã e Deck do Belinzoni será inaugurado em junho

23/02/2024 - 11h10

Droga no ônibus

Após a Policia Militar encontrar droga no ônibus que transporta os detentos do Presídio Regional que trabalham na limpeza das ruas da cidade, a Administração Municipal emitiu uma nota oficial a respeito.

A nota

Desde 2021 a Prefeitura Municipal de Araranguá possui convênio com o Presidio Regional para utilização de mão de obra de detentos da instituição prisional para a realização de trabalho externo que é previsto na lei de execuções penais 7210/84 nos artigos 36 e 37 e seus incisos.

Para a manutenção dos serviços, a prefeitura prima pela transparência nas atividades executadas. Nesse sentido, cobra de todos o cumprimento das leis que regulamentam esse projeto tão importante, que visa manter a cidade limpa e organizada, bem como contribui significativamente para a ressocialização dos apenados que trabalham no projeto.

Em ação de fiscalização realizada na tarde de ontem, 22 de fevereiro, culminaram na apreensão drogas e outros objetos no ônibus que transportava os detentos após a jornada de trabalho.

Ações de fiscalização como esta realizada pela Polícia Militar e os agentes prisionais, são de rotina e planejadas em sigilo, cumprindo assim as determinações pré-estabelecidas no convênio celebrado entre a Secretaria de Administração Prisional e o Município de Araranguá. Neste sentido a Administração Municipal enaltece as ações dos órgãos de segurança para manter o bom andamento do projeto, bem como auxiliará no que for preciso para o bom andamento das investigações.

Morador do parque

O Parque Belinzoni, no Bairro Urussanguinha, está com um morador que tem agradado e feito a alegria dos visitantes, uma gracinha que agrega ainda mais o ambiente. Bom, pelo menos é assim que o público define a macaquinha da espécie Callimico goeldi, um sagui que, naturalmente, habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.

O zelador Peterson Boeira, apaixonado por fauna e flora, afirma que é uma felicidade poder conviver com a espécie.

Administrado pela Prefeitura de Araranguá em parceria com o SAMAE e oferecendo acesso gratuito para o público, o parque estará aberto diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados, entre 7h e 17h.  O espaço está recebendo obras estruturantes como, por exemplo, implantação de piso paver nos 2km da trilha ecológica. Ainda está projetado a construção de praças, academias de saúde, smart totem (disponibilizando água em três temperaturas) e uma escola de meio ambiente.

Há advertência sobre vetos a atitudes como circular de bicicleta, adentrar na mata e portar animais. Por outro lado, constam orientações como manter atenção, não esquecer de fazer hidratação e não descartar lixo fora das lixeiras ecológicas.

Três pórticos – localizados nas ruas Turvo, Timbé do Sul e Albino Pereira de Souza – possibilitam tanto a chegada quanto a saída do público.

Uma equipe de monitores – que atende pelo fone: 48 99167-8968 – tem a incumbência de zelar pela limpeza interna e orientar a população.

Convenção

O PP de Araranguá tem convenção amanhã na câmara de vereadores de Araranguá. O partido determinou que a convenção começa às 16:11 minutos, exatamente devido ao número do partido, o 11. O vereador e presidente do PP Márcio Tubinho, deverá ser reconduzido à presidência, com Hilson Sasso como vice.

Conhecendo

Na tarde desta quinta-feira, um grupo de crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, visitou a Prefeitura de Araranguá Sob a supervisão dos oficineiros Eduardo Chico Merêncio e Bob Pilger, os jovens tiveram oportunidade de conhecer a estrutura física do Paço Municipal, dialogaram com servidores, receberam informações sobre ações da gestão pública, apreciaram a galeria do ex-prefeitos e ampliaram conhecimento observando o mapa geográfico do município.

A visita das crianças proporcionou uma experiência cidadã e educativa. No mesmo projeto, eles tiveram oportunidade de conhecer as sedes do Poder Judiciário e Legislativo Municipal.

A atividade realizada integra o Projeto Conhecendo nossa Cidade, que oportuniza a saída de campo para apresentar as passagens, instituições, monumentos históricos e culturais de Araranguá. O CRAS, que tem como coordenador Joelson Anastácio, é responsável pelos serviços sócio assistenciais nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social.

Mudança

Em virtude da mudança de local, a linha telefônica da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva (48 3526 1445) e do Procon (3526 2801) não estão funcionando. Os contatos alternativos são: Prefeitura: 48 99814 6065 (somente ligação); Setor do IPTU: 48 99690 0014 (somente WhatsApp). Dias 26/02 a 01/03 não haverá atendimento ao público. Nos dias 26/02 a 01/03 não haverá expediente na Prefeitura em virtude da mudança de local. O Centro Administrativo Prefeito José Élio Borges será inaugurado no dia 01/03 às 18h. Portanto, o atendimento retorna no dia 04/03 em novo endereço: Avenida Florianópolis, esquina com a Avenida Cantuário dos Santos Vieira – próximo à Câmara de Vereadores e Secretaria de Obras.

Agrimeleiro

O Prefeito de Meleiro Eder Mattos, aproveitou a semana para ir a Florianópolis, junto às secretarias do Governo do Estado e na Assembleia Legislativa. O prefeito levou em mãos o convite para a VII AgriMeleiro, VII Mostra do Agronegócio e 18ª Festa do Colono, que acontecem de 16 a 19 de maio de 2024 no Parque do Arroz.  “O governador Jorginho Mello tem um secretariado de primeira linha e podemos afirmar que o atendimento é muito diferente de outros governos, que deixaram Meleiro fora do mapa de SC”, afirmou. Eder Mattos esteve nas secretarias de Infra Estrutura, Turismo e Agricultura.

Mané Angélica

A limpeza do açude Mané Angélica, que está sendo feita pelo SAMAE e prefeitura de Araranguá entra na próxima semana, na reta final. Mas depois de retirar toda a vegetação, será necessário retirar também, o lodo que subiu, depois que as máquinas da empresa que trabalha no local tiraram a vegetação. O açude parece ter respirado e empurrado para cima o lodo que estava no fundo. Mas este trabalho também será feito até que açude esteja totalmente recuperado.

Área de lazer

No entorno do açude, o prefeito Cesar Cesar deverá construir uma área de lazer, com churrasqueiras e locais para caminhadas e piquenique.

Em junho

Outra área de lazer deverá ser entregue a população em meados de junho. O deck de contemplação no açude Belinzoni, cujas obras estão em andamento, estão na fase de colocação do piso em madeira. Segundo o diretor do SAMAE, Jairo do Canto Costa, a obra está andando dentro do cronograma e deverá ser inaugurada em junho, mais tardar em julho. Enquanto isso, a pavimentação com paiver da pista de caminhada dentro do parque Belinzoni, também está em andamento.

Praça

Do outro lado da rua, foi preservada a chaminé de uma empresa que existiu no local. A área deverá ser adquirida pela prefeitura para que no local seja construída a praça da chaminé.