Política Paulinho Souza lidera chapa de consenso para continuar na presidência da Câmara de Araranguá

Paulinho Souza lidera chapa de consenso para continuar na presidência da Câmara de Araranguá

04/11/2026 - 09h57

Com representantes dos cinco partidos que possuem assento no Legislativo, a composição foi subscrita por 14 vereadores. Eleição da Mesa Diretora está marcada para 16 de dezembro.

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, os vereadores Paulinho Souza, Carlos da Funerária, Neno Fontoura, Douglas Michels e Samuel Duarte Nunes falaram sobre a composição da chapa que concorrerá à presidência da Câmara de Vereadores de Araranguá para o biênio 2027-2028.

A proposta prevê a permanência de Paulinho Souza na presidência e reúne representantes dos cinco partidos com assento no Legislativo municipal: MDB, Republicanos, PSD, União Brasil e Progressistas. Segundo Paulinho, a chapa foi registrada em cartório pelos cinco integrantes e recebeu a subscrição de outros nove vereadores, totalizando 14 apoios. O vereador Jorge Giraldi ainda não havia sido procurado pessoalmente pelo presidente.

Durante a entrevista, Paulinho explicou que colocou o cargo à disposição dos colegas antes de iniciar a composição da nova Mesa Diretora. Ele afirmou que conversou com o prefeito César Cesa e com o vice-prefeito, que não se opuseram ao encaminhamento, desde que houvesse consenso entre os vereadores.

“Eu abri os trabalhos colocando o cargo de presidente à disposição dos vereadores. Primeiro, nós vamos escolher o presidente aqui. Se vocês quiserem que eu continue na presidência, as minhas condições de trabalho são essas. Vai continuar exatamente como os primeiros dois anos. Nem mais, nem menos”, relatou.

De acordo com Paulinho, a decisão de mantê-lo na presidência partiu dos próprios parlamentares. Após a definição, ele propôs que todos os partidos fossem contemplados na composição da Mesa Diretora.

“Eu gostaria, então, como eu fui escolhido presidente, que todos os partidos estivessem presentes na chapa. Porque tem cinco partidos”, explicou.

Composição da Mesa Diretora

Além de Paulinho Souza na presidência, a composição prevê Carlos da Funerária como primeiro vice-presidente, Neno Fontoura como segundo vice-presidente, Samuel Duarte Nunes na segunda secretaria e Douglas Michels permanecendo como primeiro-secretário.

Um dos entendimentos estabelecidos envolve a primeira vice-presidência. Carlos da Funerária ficará na função durante o primeiro ano e, ao final de 2027, deverá renunciar para que Neno Fontoura assuma o cargo em 2028. O acordo foi feito entre os dois vereadores, com a presença dos demais parlamentares na reunião.

Paulinho explicou que a definição também levou em consideração o equilíbrio entre Republicanos e PSD, que possuem três vereadores cada na Câmara.

PSD confirma apoio e destaca entendimento

Neno Fontoura afirmou que aceitou participar da composição após conversas com Paulinho e com o vice-prefeito. Segundo ele, havia um entendimento de que os três vereadores do PSD apoiariam a continuidade de Paulinho na presidência, desde que o partido também tivesse espaço na Mesa Diretora.

“Como eu tinha um débito com o presidente Paulinho da eleição passada, eu resolvi aceitar, ele tinha conversado comigo”, afirmou Neno, ao destacar também a relação de amizade e confiança com Carlos da Funerária.

O vereador ressaltou a importância da aproximação entre Legislativo e Executivo e defendeu que a união contribua para o desenvolvimento do município.

“Mas também nós temos que ressaltar a Câmara de Vereadores unida junto com o Paço Municipal”, declarou. Neno também mencionou que a bancada do PSD trouxe, por meio de deputados federais e estaduais, “vinte e poucos milhões para Araranguá”.

Carlos da Funerária também avaliou positivamente o entendimento. Em seu primeiro mandato, ele destacou a abertura do gabinete da presidência para todos os vereadores e afirmou que a Câmara tem demonstrado alinhamento com o Executivo.

“Vejo, acho que pela primeira vez, a Câmara votando com o Executivo. Isso é muito importante”, comentou.

Carlos ainda confirmou que, conforme o acordo estabelecido, deixará a primeira vice-presidência ao final de 2027 para que Neno assuma a função no último ano do biênio.

Apoio e participação dos demais vereadores

Douglas Michels, que continuará como primeiro-secretário, lembrou que já havia manifestado apoio à primeira eleição de Paulinho e também à sua recondução. Ele destacou que os vereadores Diran e Juliandro Jaques abriram mão de espaços na composição para permitir a participação dos demais partidos.

“Hoje os cinco partidos compõem essa nova chapa, e com certeza vamos continuar trabalhando junto”, afirmou Douglas.

Juliandro também foi citado durante a entrevista por ter participado das articulações e apoiado a composição. Paulinho agradeceu aos vereadores que abriram espaço para a entrada do PSD e do União Brasil na Mesa Diretora.

Câmara como órgão facilitador

Durante a conversa, os vereadores defenderam que o entendimento político dentro da Câmara deve contribuir para a continuidade dos trabalhos e evitar disputas que possam prejudicar a relação com a Prefeitura.

Juliandro Jaques ressaltou que a eleição da Mesa Diretora, em algumas ocasiões, acaba provocando discussões mais acirradas entre os parlamentares, com reflexos na relação com o Executivo. Para ele, a Câmara deve atuar como um órgão facilitador da administração municipal.

“A Câmara tem que ser um órgão facilitador. E nós estamos fazendo isso, capitaneado pelo presidente Paulinho”, afirmou.

O vereador também destacou que o município ainda tem demandas importantes a resolver e que a união dos representantes eleitos pode ajudar a dar continuidade aos projetos.

Paulinho, por sua vez, agradeceu o apoio recebido e afirmou que pretende trabalhar para que os próximos dois anos sejam ainda melhores do que o período anterior.

Paulinho defende construção de chapa única para 2028

Outro assunto abordado pelo presidente foi o cenário político para as eleições municipais de 2028. Paulinho afirmou que pretende trabalhar para aproximar os partidos e buscar a construção de uma candidatura única ao Executivo municipal.

A proposta, segundo ele, seria escolher nomes para prefeito e vice-prefeito que tenham o apoio das diferentes siglas e da sociedade organizada. “Eu vou dedicar junto com os vereadores, com toda a composição da casa, para ver se a gente consegue ter uma chapa única em Araranguá para o Executivo”, declarou.

Paulinho citou entidades como CDL, ACIVA, igrejas e outras organizações da sociedade como possíveis participantes dessa articulação. Ele reconheceu, porém, que a proposta pode enfrentar dificuldades, principalmente em razão dos interesses partidários.

“Eu acho que quando há disputa, se perde valor. E quando não há disputa, eu acho que se agrega mais”, avaliou.

Eleição será em 16 de dezembro

A eleição da nova Mesa Diretora está marcada para o dia 16 de dezembro, durante a última sessão prevista para o ano legislativo. Paulinho convidou a comunidade a acompanhar a votação.

“Apesar da chapa já estar registrada e contar com o apoio declarado de 14 vereadores, a escolha oficial ainda depende da votação em plenário”, disse o atual presidente.

Ao encerrar a entrevista, os parlamentares agradeceram o espaço e reforçaram a expectativa de manter o diálogo entre os integrantes da Câmara e a Administração Municipal.