
População ribeirinha deve ficar atenta no decorrer do domingo, alerta Coutinho
A previsão do tempo segue apontando altos volumes de chuva nos próximos dias em Araranguá. De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, a previsão é de que chova nos próximos três dias o equivalente à média de chuva de todo o mês de outubro. Com isso, a principal preocupação é com a população ribeirinha que pode ter problemas, especialmente a partir de domingo, quando a água que desce do costão da serra deve chegar à região, elevando o nível do Rio Araranguá.
“Hoje pode até passar sem chover, coisa pouca, vai ficar entre nublado e aberturas de sol, nebulosidade e com temperatura agradável. Não vou dizer que não vai ter chuva, porque tem alguma garoa caindo, mas hoje é coisa fraca, nada de grande volume. Aumenta a condição mais pra chuva na sexta-feira, podendo ter chuva forte. Pode ter chuva também, mais significativa no sábado e domingo. E na soma de sexta até a madrugada de segunda, o volume é praticamente equivalente ao mês inteiro de outubro, caindo em dois três dias”, disse Coutinho.
De acordo com ele, o modelo pode apresentar mudanças ao longo do dia, mas o risco é alto para alagamentos. “Era pra chover 100, mas vai chover 80. Vai fazer diferença? Não, apenas deu uma diminuída no volume, mas como está tudo muito encharcado, então os problemas são inerentes a chuva forte, como queda de barreiras, alagamentos, elevação do nível do rio. O rio Araranguá, como é o principal, que recebe toda a água do interior, tem que ficar bastante atento principalmente na tarde e noite de domingo, quando deve ser o pico de a água chegar na região”, explicou.
Com o volume alto de chuva previsto, a principal preocupação aqui na região é com o nível do Rio Araranguá, que pode subir significativamente. Para Coutinho, os problemas podem ser registrados a partir de domingo, quando a água de toda a bacia hidrográfica deve chegar a foz do Rio Araranguá. “No caso de vocês é o Rio Araranguá subir bastante e a população ribeirinha que tem que ficar mais atenta no decorrer de domingo para segunda, porque o efeito não é imediato”, falou o meteorologista. Ele ainda alertou que na sexta-feira a chuva não deve ser intensa, mas com pancadas mais volumosas. “Amanhã começa a chover, não acredito em chuva forte. Ela deve ficar com momentos de chuva forte de sábado para domingo”, completou.