Política Calçadão do Arroio: prefeitura vai recorrer ao TRF-4, contra a decisão que paralisou as obras

Calçadão do Arroio: prefeitura vai recorrer ao TRF-4, contra a decisão que paralisou as obras

01/03/2023 - 10h38

Postes no meio do caminho estão impedindo a continuidade da obra da estrada Caminhos do Mar. A obra, que se refere a antiga interpraias, cujo asfalto está vindo de Balneário Gaivota em direção ao limite com o Arroio do Silva, avançou até o ponto em que os postes precisam ser retirados. A Celesc, que cobra, e que é responsável pela retirada, já avisou que só poderá resolver o problema neste mês de março, sem precisar uma data.

52 anos de uma bela história

A APAE de Araranguá comemora hoje seus 52 anos de relevantes serviços prestados à população. Hoje é dia de comemoração de uma linda história de lutas e de muitas vitórias.

Com o governador

O prefeito de Meleiro, Éder Matos, esteve na capital do Estado com o governador Jorginho Mello. Pediu ao govenador que seu governo seja pautado pela igualdade de tratamento entre os recursos que serão destinados à nossa região, o que, segundo ele não aconteceu no governo anterior. Também pediu parceria para asfaltar a rodovia Transpolenteira, que liga Meleiro a Nova Veneza, obra orçada em R$ 17 milhões, sendo que no governo anterior foi superestimada, conforme o prefeito.

Em Brasília

Depois da capital do Estado, Éder Matos ainda estará esta semana em Brasília, na busca de recursos para viabilizar obras em Meleiro.

Na câmara

Prefeito Evandro Scaini, a primeira dama Diane Scaini, o vice Carlos Scarsanela e a segunda dama Agda Scarsanela, estiveram ontem na sessão da câmara de vereadores do Balneário Arroio do Silva. O presidente da casa, Élvio Zoche, recepcionou o executivo municipal. A presença foi por se tratar da primeira sessão ordinária do ano na casa legislativa, que anteriormente teve uma sessão ordinária.

Relato

O prefeito Evandro Scaini fez um amplo relato das atividades de sua administração, e apresentou alguns projetos e obras que estão previstos para este ano. Em sua fala o prefeito revelou que ontem começou a contar o prazo para o agravo em relação a obra do calçadão à beira mar. Disse que a prefeitura vai recorrer da decisão judicial de suspender a licença ambiental da obra, junto ao TRF 4 em Porto Alegre. Além da prefeitura, o IMA, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, apresentará recurso de sua licença concedida e suspensa pela justiça. Os agravos deverão estar protocolados até a próxima sexta-feira.

Acesso sul

Em relação ao acesso sul, até sexta-feira existe o compromisso da Celesc em retirar os postes para que a SETEP possa dar continuidade a obra da primeira etapa. Já a segunda etapa, a empresa foi notificada porque a obra não anda. Hoje deve ser publicado o cancelamento unilateral com a empresa, e uma nova licitação deverá ser aberta. Não será chamada a segunda colocada. 

Convite

Scaini também convidou os vereadores e a assistência a prestigiar a Arrancada de Caminhões que começa amanhã. Ontem o trabalho de montagem dos estandes, dos camarotes, dos locais de exposição e da pista da corrida continuou em ritmo acelerado. A pista já está demarcada e os guardrails de proteção aos competidores também já estavam instalados. Ainda faltava a tela de proteção entre o público e a pista de corrida.

Parece

Observando ontem, salvo melhor juízo, houve um espaço maior entre os camarotes e a pista de corrida, aumentando a área de escape. Mas, por outro lado, parece que a pista ficou mais próxima do mar, o que pode resultar em problemas com a maré.

Transmissão

A rádio Araranguá, como vem fazendo a 30 edições da Arrancada de Caminhões, estará presente no evento. Na sexta-feira, 03, os programas Dia a Dia, Estúdio 95 e o Dia em Notícias serão apresentados do nosso estande no parque da arrancada. No sábado haverá transmissão a partir das 15h até as 19h. No domingo a transmissão ao vivo começas às 13h e deverá se estender até o final das competições. Além dos programas e das transmissões, flashes ao vivo durante outros espaços de nossa programação estarão dedicados ao evento.

Delegado

O vereador Evaldo Caetano, do PSDB, pediu ao prefeito de Balneário Arroio do Silva, que viabilize a vinda do delegado Jorge Giraldi para o município. O vereador destacou que o consumo de drogas tem crescido no município e que o delegado conhece bem a situação. Ressalvou que as Policias Civil e Militar vêm fazendo um bom trabalho, mas que Giraldi é um especialista na questão das drogas.

Comissões

Na Assembleia Legislativa, ontem, houve a continuidade da instalação das comissões permanentes. Ontem, mais dez comissões foram instaladas.

As comissões

Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso terá como presidente, o deputado Sergio Motta, vice Mário Motta. A Comissão de Saúde terá como presidente, Neodi Saretta, vice o Dr. Vicente Caropreso. A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, terá como presidente, Lucas Neves, vice: Jair Miotto. A Comissão de Proteção Civil terá a presidência de Sérgio Guimarães, vice: Altair Silva. A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano ficou com Antídio Lunelli, como presidente e vice: Sérgio Guimarães. A Comissão de Turismo e Meio Ambiente terá como presidente, Marquito, vice: Fabiano da Luz. A Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul terá na presidência, Fernando Krelling, vice: Neodi Saretta. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente será presidida por Pepê Collaço, vice: Nilson Berlanda. Comissão de Agricultura e Política Rural terá como presidente Altair Silva, Vice Massocco. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: presidente Volnei Weber, Vice Fabiano da Luz.

Alto índice

O alto índice de ausências em consultas e exames, verificados pela secretaria de Saúde de Araranguá, preocupa. Segundo os dados apresentados, nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, foram marcados 45 mil 552 procedimentos, sendo que 8 mil 569 pacientes não compareceram. A ressonância magnética aparece com 220 exames marcados, sendo que 66 pacientes não compareceram. Mamografia foram 513 exames marcados com 149 pacientes não comparecendo. Os números apontam ainda que em dezembro e janeiro, 8.159 deixaram de comparecer para exames laboratoriais.

Absurdo

Os números são preocupantes e parece semelhante ao que acontece em Sombrio, que também apresentou índices altos de não comparecimento. Vale ressaltar que no caso de Araranguá, são procedimentos do município e não da fila do SISREG.

Identificar

Ao que parece, mais importante do que levantar número, é preciso identificar o que está levando a este absurdo índice de ausência dos pacientes. Os dados, não precisam o tempo em que os pacientes, que estavam na fila, ficaram esperando e não compareceram. Os médicos estão pedindo exames desnecessários? Irresponsabilidade, pura e simples dos pacientes? A demora para serem chamados? Já resolveram de outra forma? Enfim, saber se existem, e quais são os motivos que estão levando ao não comparecimento, seria de vital importância para diminuir os índices e ter mais resolutividade nos atendimentos.