Agronegócio Rocha Alimentos expande e abre nova fábrica para produção de derivados de mandioca

Rocha Alimentos expande e abre nova fábrica para produção de derivados de mandioca

19/03/2024 - 09h06

A busca por alimentos saudáveis tem crescido de forma significativa nos últimos anos, impulsionada pela preocupação com a qualidade de vida e pela adoção de hábitos mais saudáveis. Neste cenário, a Rocha Alimentos, empresa sediada no município de Sangão e reconhecida pela produção de derivados da mandioca, está expandindo suas operações com a inauguração de uma nova fábrica no Paraná.

Localizada em Araruna, a fábrica entrou em funcionamento nesta semana, representando um marco importante para a empresa. O CEO Cloudo Rocha destaca que o Paraná foi escolhido por ser um dos maiores polos de plantio de mandioca para uso industrial no Brasil. “Doze colaboradores já foram contratados e, com o auxílio de máquinas e equipamentos totalmente modernos, fornecerão matéria-prima para suprir o crescimento de vendas da empresa”, afirma ele.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa A Força do Campo, Cloudo Rocha, falou sobre a expectativa. “Toda nossa produção é proveniente do Sul do Estado. O agronegócio é muito importante em nossa região. Buscamos sempre revolucionar, inovando nossas práticas de manejo. Essa expansão é de extrema importância para nós. Queremos aumentar o plantiu da região. Fazemos todo tido de produto derivado, como tapioca, povilho, farinha, pão de queijo e faroda pronta. Todos esses, são subprodutos que se originam da matéria prima que nós fornecemos”, salientou.  

Inicialmente, a fábrica produzirá farinhas de mandioca, com planos para expandir a capacidade em 2025, com produção, também, de polvilhos e fécula. Neste primeiro momento, a ideia é de moer aproximadamente 150 toneladas por dia, podendo aumentar para 400 toneladas diárias. “Além de contribuir para o desenvolvimento regional, fornecendo emprego e renda aos colaboradores e fornecedores, também esperamos aumentar significativamente nossa participação no mercado”, destaca Cloudo.

Sobre a Rocha Alimentos

A Rocha Alimentos, que atualmente conta com 160 colaboradores diretos e cerca de 500 indiretos, utiliza aproximadamente 4 mil toneladas de raiz de mandioca e 500 toneladas de outras matérias-primas mensalmente proveniente de áreas produtivas tanto em Santa Catarina quanto no Paraná, onde está situada a nova fábrica.

De acordo com o CEO, a expectativa de crescimento para este ano é de 60%. “Pretendemos nos tornar líderes de mercado na região Sul e a maior exportadora brasileira do segmento nos próximos anos. Atualmente, 60% da produção é própria, enquanto os outros 40% são adquiridos de outros produtores. A área de produção da empresa abrange 8 mil metros quadrados em Santa Catarina e 2 mil metros quadrados no Paraná”, explana.

Ainda de acordo com ele, a expansão representa uma resposta à crescente demanda por alimentos saudáveis, oferecendo produtos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. “Estamos trabalhando para a consolidar nossa posição no mercado, sempre mantendo o compromisso com a qualidade, segurança alimentar e inovação nos produtos”, complementa Cloudo.

Confira a entrevista completa: