
Secretários e prefeitos da AMESC reclamam da regulação estadual. Golpe do boleto em nome da prefeitura de Araranguá
Depois de férias e de um problema de saúde, estou retornando a este espaço com publicações diárias sobre os mais diversos assuntos do nosso cotidiano.
Medidas
O governador Jorginho Mello fará hoje o lançamento de um conjunto de medidas para ajudar famílias e empreendedores que tiveram prejuízos causados pelas chuvas das últimas semanas. O anúncio das medidas será às 15h30min na sala de imprensa da Defesa Civil do Estado, através de uma coletiva a imprensa. A coletiva será transmitida pelo canal do governo no Youtube e após, governador e secretários responderão questionamentos dos jornalistas. São ações divididas em duas áreas: social e econômica. Algumas dessas medidas já passam a valer imediatamente e outras ações serão implementadas no curto prazo.
A volta
Com o cessar das chuvas, aos poucos a vida vai voltando ao normal no Alto Vale do Itajaí, nas áreas mais atingidas pelas chuvas. Com as águas mais baixas, as pessoas começam a voltar para suas casas em cidades como Taió e Rio do Sul, que decretaram estado de calamidade pública, além de Rio do Oeste.
O Buraco
O famoso buraco da Beira-Rio voltou a ser notícia no final de semana com um vídeo gravado pelo prefeito Cesar Cesar. O Vídeo mostra como está sendo feita a obra de recuperação da Beira-Rio com a fala do prefeito ressaltando o cuidado técnico que o projeto e a execução da obra estão a exigir. Uma obra que vai custar R$ 1.620 milhão aos cofres públicos, teve vários estudos até que o projeto fosse definido executado. A retirada de terra foi de 50 metros de largura, com 19 metros de lodo mole sendo retirados para a colocação de pedras e por fim Gabiões com tela.
Golpe
A administração de Araranguá está alertando aos contribuintes sobre um golpe que está sendo aplicado. Contribuintes estão recebendo, através de mensagens ou e-mails, boletos com cobranças de dívidas com a prefeitura. Os golpistas apresentam inclusive a foto da capa do portal da prefeitura para dar mais credibilidade ao golpe. Não pague nenhum boleto referente à prefeitura. A administração não envia boletos a seus contribuintes, apenas quando o próprio contribuinte vai efetuar algum pagamento no próprio balcão da prefeitura.
Sem solução
A reunião dos prefeitos e secretários de Saúde da AMESC não foi conclusiva em relação aos exames feitos na policlínica. A reclamação de nossa região é que a regulação do Estado está mandando para cá pacientes de todas as regiões para exames, que deveriam atender a demanda de nossos pacientes. Os secretários argumentaram que as filas para exames voltaram a crescer e que os municípios de nossa região precisam ter prioridade, para não reprimir a demanda de exames.
Investimento
Alguns prefeitos têm permitido que seus secretários de Saúde façam alguns mutirões de exames, mas o custo é muito alto e deveria ser bancado pelo governo do Estado. Assim, o posicionamento dos prefeitos também é contrário ao que a regulação estadual está fazendo. Alguns demonstraram até mesmo irritação com o governo. Também houve questionamento se não é uma resposta a nossa região que em sua maioria não votou no govenador Jorginho Mello.
Com a secretária
Agora, secretários de Saúde e prefeitos querem uma conversa direta com a secretária estadual de Saúde Carmen Zanotto, na busca de uma solução para o problema. Mas a reunião sequer foi marcada.
Mesmo patamar
Os secretários municipais de Saúde também ficaram preocupados, uma vez que a informação que receberam é que para o ano que vem, o governo quer manter o mesmo investimento para a nossa região. Trocando em miúdos, quer renovar o contrato de gestão da Policlínica e Hospital Regional, nos mesmos patamares atuais, sem reajuste. Se confirmada, a posição do governo pode fazer com que o Instituto Maria Schmidt desista de continuar na administração das duas casas de saúde.
Como será?
Já estamos indo para o final de outubro e até agora nenhuma informação mais palpável sobre programação ou o que será feito em relação ao Nata Verão. Um evento que sempre movimenta a cidade nas festas de final de ano, parece esquecido nas gavetas, uma vez que pouco, ou quase nada, se fala a respeito. Neste tempo, já era para estar com tudo praticamente definido e com previsão de inauguração da decoração e iluminação para a primeira quinzena de novembro. Nos bastidores, algumas coisas estão sendo tratadas, mas parece não avançar.
Vai acontecer?
Por outro lado, a Olimpíada dos Bairros também parece fazer água. Ouvi de um presidente de associação de bairro, que nem no grupo o assunto é tocado. Novembro está às portas e se o evento vai mesmo ser realizado já era para estar com tudo completamente definido. Quem sabe é só mais um evento que acabou se perdendo no tempo e que já não cumpre mais sua função, não sendo mais o desejo das famílias e das associações.
Foco
Passado o pior das chuvas, e com o tempo firme do final de semana, é preciso manter o foco nas possíveis soluções que minimizem os problemas apresentados em nossas cidades. A abertura e fixação da barra do Rio Araranguá não pode ficar esquecida até a próxima enxurrada com a prefeitura tendo que sair correndo com máquinas para reabrir a barra. Chamar os municípios, discutir e encaminhar pedidos é de suma importância para buscar a solução definitiva, o que parece que ficou claro com as duas últimas aberturas feitas pela administração municipal.
Exigir
Claro que a abertura e fixação da barra do Rio Araranguá é uma obra de custo alto. Mas por tudo o que nossa região representa em movimento econômico e arrecadação de impostos, para os governos estadual e federal, precisamos mudar a postura do pedir, para a postura do exigir aquilo que nos é de direito, não é nenhum favor.