
Telas de proteção devem ser instaladas para evitar queda de rochas no Morro dos Conventos
Segue a preocupação da prefeitura de Araranguá com relação a queda de pedras no acesso que liga o topo do Morro dos Conventos à praia. No caminho entre as rochas, ao lado do hotel do Morro, a vegetação está afrouxando as pedras e algumas já caíram, colocando em risco pedestres e veículos que passam pelo local.
Um estudo vem sendo elaborado por especialistas para avaliar qual a melhor medida a ser adota, como explica o secretário de Planejamento de Araranguá e também responsável pela Defesa Civil municipal, Emerson Almeida.
“Nas duas intervenções que fizemos no Morro dos Conventos, nós tivemos o laudo de um geólogo da Defesa Civil estadual. O profissional veio aqui e ficou 3 dias estudando o local, para entender o porquê do desmoronamento daquelas rochas. A prefeitura também contratou um geólogo particular. Ambos constataram que teria que tirar algumas árvores mais pesadas já que as raízes estavam danificando a pista. Ninguém gosta de cortar árvores, mas era necessário. Havia um risco muito grande para quem passasse ali por baixo. Durante a semana passada tiramos, com a máquina da prefeitura, os blocos que estavam caindo. Nesse primeiro momento cortamos (árvores e raízes), tiramos o excesso de peso e tudo isso com laudo técnico. Comunicamos o Ministério Público que iríamos fazer essa intervenção”.
De acordo com Emerson, o objetivo agora é resolver o problema de vez. “Nesse segundo momento nós temos os orçamentos para receber da empresa que ficou de nos passar. Agora falta o gradeamento do local ou injetar algum tipo de concreto para segurar esses blocos rochosos. Esse estudo nós estamos fazendo”.
De acordo com o vice-prefeito de Araranguá, Cristiano da Silva, para a manutenção geral da parte de cima do Morro dos Conventos o acesso deve permanecer fechado por mais de um mês.
“Estamos fazendo tudo com muita cautela para respeitar as leis ambientais. Ainda estamos revitalizando algumas partes; plantando grama. A empresa que está fazendo o levantamento disse que para fazer tudo (contenção) teremos que manter 40 dias fechado o acesso. Isso pois pode haver a necessidade da colocação das telas. Por isso estamos esperando a documentação necessária para abrir a rua do Paiquerê ao Morro dos Conventos”.