Geral Unesc se torna ponto focal na arrecadação de donativos para atingidos pelas cheias no RS

Unesc se torna ponto focal na arrecadação de donativos para atingidos pelas cheias no RS

13/09/2023 - 16h59

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), iniciou nessa terça-feira, 12, o movimento de apoio às vítimas do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul. Com isso, a Universidade se tornou ponto focal na coleta de donativos, em Criciúma.

As doações devem ser entregues no Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho, ao lado do Colégio Unesc, no campus. Além disso, outro ponto de arrecadação da Universidade está localizado no Metropolitan Business Center, no Centro.

Entre os mantimentos prioritários estão: água; alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal e limpeza; fraldas infantis e geriátricas; além de cobertores. De acordo com a Universidade, a primeira entrega das doações em solo gaúcho, ocorreu na madrugada dessa terça-feira, pelo governo de Criciúma.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Lucas Casagrande, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, falou sobre a ação no campus. “Somos uma universidade comunitária, que tem como princípios a solidariedade e contribuição com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estamos em contato com a universidade coirmã, a Univates (Universidade do Vale do Taquari), da cidade de Lajeado RS, nos solidarizamos e entramos na campanha desenvolvida por inúmeros munícipios da região e nos tornamos um ponto de coleta de donativos. Todo tipo de donativo pode ser doado”.

Além da arrecadação, a reitora ressalta que uma equipe especializada estará a caminho do Rio Grande do Sul. “Já temos pronto uma equipe com 30 profissionais da área da saúde e de outras áreas, que farão uma imersão lá no local, em uma ação comunitária. A equipe deve ficar 15 dias, caso haja necessidade, levaremos outra equipe, para ficar mais 15 dias”.

A campanha solidária, que conta com o empenho da comunidade acadêmica da Unesc, foi iniciada pelo governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil e Equipe Multi-Institucional, na última semana. Até o momento, já foram enviadas mais de 50 toneladas de mantimentos ao estado vizinho.

A campanha segue até a próxima sexta-feira, 15, na Universidade. Os donativos serão encaminhados ao Rio Grande do Sul com o apoio da empresa Fontanella Transportes.