Geral Vice-prefeito de Araranguá fala sobre medidas que evitaram uma grande enchente na cidade

Vice-prefeito de Araranguá fala sobre medidas que evitaram uma grande enchente na cidade

16/10/2023 - 09h16

Nos últimos dias, Araranguá e região sofreram com mais uma enchente. Durante os dias, o foco principal foram as pessoas, que precisaram ser retiradas de suas casas ou de algum atendimento diferenciado. Segundo o vice-prefeito de Araranguá, Cristiano da Silva Costa, o Tano, em Araranguá e no Sul do estado, a enchente só não foi maior graças ao trabalho preventivo de limpeza da valos e da abertura de um canal na foz do Rio Araranguá.

“É um momento difícil para todos os municípios. No nosso município, começamos a prevenção muito antes, muito cedo. Por exemplo, na Barranca, há um mês atrás começamos a limpar todos os valos comunitários com duas pokleins, onde limpamos mais de 2 metros de largura vários valos, que foram ligados ao Rio Araranguá. Isso escoou muita água e foi a sorte não dar uma enchente maior. Na sexta, fomos pela manhã para a barra, para fazer a abertura do canal. E o resultado está aí, se não fosse o canal, tinha, sem sombra de dúvidas, acontecido uma tragédia no nosso município”, disse Tano, em entrevista ao programa Dia-a-Dia, com Saulo Machado.

Para ele, enquanto não se tem a abertura e fixação da barra do Rio Araranguá, é preciso sempre manter o trabalho de limpeza de valos comunitários e também trabalhar na substituição de drenagens pluviais, para o escoamento da água. “O mapeamento é manter todos esses valos comunitários, que estamos limpando. Algumas tubulações, que precisamos refazer, aumentar e fazer essa drenagem. Para se ter uma ideia, no Morro dos Conventos, estamos fazendo uma tubulação de um metro, para a beira da praia, onde vai ligar toda aquela água lá de cima do Morro dos Conventos, estamos limpando até o Paiquerê, e vai resolver todo o problema da região”, completou.

Confira a entrevista completa no link abaixo: