Economia Walmir Rampinelli: um dos homens por trás de uma das marcas mais conceituadas do país

Walmir Rampinelli: um dos homens por trás de uma das marcas mais conceituadas do país

13/06/2024 - 09h08

No programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, Walmir Rampinelli, um dos mais renomados empresários do setor de arroz no Brasil, compartilhou sua trajetória de sucesso. Rampinelli, que desde 2022 é presidente do Sindicato Patronal do grão, também possui uma extensa experiência como ex-presidente da Coopera, a maior Cooperativa de Eletrificação Rural da Região Sul.

A história da família Rampinelli na rizicultura começou em 1968, quando Fortunato Rampinelli, pai de Walmir, iniciou um pequeno engenho na comunidade de São Bonifácio, em Nova Veneza. Após o encerramento dessa atividade em 1986, Fortunato, junto com seus filhos Waldeci e Walmir, decidiu iniciar um novo empreendimento. Naquele ano, fundaram a Cerealista Forquilhinha Limitada, que mais tarde se tornaria a Rampinelli Alimentos.

“Meu pai foi um grande visionário, onde movimentou muito bem o armazém junto dos primos e irmãos. Nós somos em sete irmãos e naquela época, meu pai disse que gostaria muito de ver todos formados em uma faculdade. Hoje pode parecer algo simples, mas naquele tempo as coisas eram muito difíceis. Ele viu todos formados, seu pedido foi atendido e todos os filhos se especializaram. Na época, ingressei no seminário para estudar e pouco tempo depois, fui para Florianópolis estudar. Formado em engenharia civil, trabalhei um tempo em órgão do Estado”, destacou.

Empreendedores 

“Em determinado período, eu e meu irmão tivemos a ideia de colocar a indústria em Forquilhinha junto de nosso pai. Trabalhamos muito naquela construção e me recordo que no dia anterior que irámos inaugurar o empreendimento, deu um vendaval e derrubou tudo. Estava tudo destruído e meu irmão disse que tinha feito o seguro, o qual, venceria no dia seguinte. Fomos lá e pagamos o boleto e com isso, reconstruímos nossa indústria”, acrescentou.

Cinco anos após a fundação, a empresa construiu seus primeiros silos para a armazenagem de arroz, e em 1994, investiu em recursos tecnológicos para aumentar sua capacidade de produção. Naquele mesmo ano, inaugurou sua sede administrativa. A expansão continuou em 2002 com a inauguração da primeira filial para armazenagem e secagem de arroz em Triunfo, no Rio Grande do Sul. Em 2005, a segunda filial foi aberta em Eldorado, também no Rio Grande do Sul.

“Nesse período, começamos a ir atrás de representantes, porque sabíamos que se tivéssemos bons representantes, a região seria atrativa. Com isso, passamos a inaugurar filiais e a empresa começou a ganhar novos horizontes”, afirmou.

A empresa continuou a crescer e, em 2010, inaugurou uma filial em Caruaru, Pernambuco. Em 23 de maio de 2014, uma nova conquista foi alcançada com a inauguração de uma filial em Fortaleza, Ceará. Hoje, a marca Rampinelli é reconhecida em todo o Brasil no ramo de beneficiamento e comércio de arroz.

“Me recordo de um representante do Paraná, que havia sido mandado embora da empresa que trabalhava e iniciou seus trabalhos com a gente. Na época, ele havia pegado sua indenização em cheque e trocado com a gente pelo dinheiro. O cheque voltou, porém, mesmo com muita dificuldade conseguiu nos pagar. Hoje somos líder em todo o Estado do Paraná em função do trabalho que esse cidadão fez. Após isso, fomos apresentados a três irmãos de Pernambuco e a partir daí, começamos a expandir nosso produto pelo Brasil inteiro. 

A área de atuação da Rampinelli Alimentos abrange diversos estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pará, Maranhão, Distrito Federal e Mato Grosso. Além disso, a empresa também alcançou mercados internacionais.

Walmir Rampinelli, agora à frente do Sindicato Patronal do Arroz, continua a levar adiante a visão empreendedora e o legado de sua família, consolidando a Rampinelli Alimentos como uma das mais respeitadas marcas de arroz do país.

“Acredito que em primeiro lugar, precisamos gostar do que estamos fazendo. Em segundo lugar, nosso trabalho precisa ser correto. Nosso pai sempre nos ensinou que a retidão é o caminho mais fácil para alcançar o sucesso. Em terceiro lugar, precisamos compartilhar. Apenas eu e meu irmão não conseguiríamos chegar a lugar nenhum se não fosse toda a equipe. Quando começamos a expandir, convoquei alguns líderes que trabalhavam conosco e falei para que todos fossem fazer faculdade. Com esse pessoal, conseguimos montar um grupo estratégico, aqueles que resolvem os problemas e estudam o mercado atualmente”, enfatizou.

Confira a entrevista completa na íntegra: