
Zé Tramontin: apaixonado por cavalgadas e sempre pronto para fechar um bom negócio
De bom relacionamento com as pessoas, sempre disposto para um conselho amigo, um homem de palavra, apaixonado pela família e cavalos. Essas são apenas algumas das características desse turvense de nascimento e que adotou Araranguá para morar, fazer carreira e constituir suas empresas. Este é José Pelegrino Tramontin, o Zé Tramontin. Convidado, ele esteve presente na tarde da sexta-feira, dia 17, no programa 95.5 Entrevista.
Ele nasceu no dia 02 de julho de 1967, na comunidade de Vila Progresso, antiga “Quebra Já”, no interior de Turvo, às margens da SC-285. Filho do casal de agricultores, Joaquim e Victória Saccon Tramontin, que teve, além de José, outros oito filhos: Maria Helena, Elói, Maria de Fátima, Maria de Lourdes Maria das Graças, Maria Santina (in memóriam), João Arcângelo, Paulo Luíz e o caçula, Bernardino.
Nosso entrevistado, iniciou ensino de primeiro grau, na escola daquela localidade e concluindo a 8ª série, no antigo curso ginasial, também em Turvo. Com determinação e rigidez, os pais obrigaram a todos os filhos a estudar para não depender da roça quando adultos.
“O pai falava com orgulho que criaram e educaram filhos de bem. Dos seus 10 descendentes, 9 completaram curso superior, ou técnico, sem vender nada da terra que com muito trabalho, puderam adquirir.”, conta José Tramontin.
Com 14 anos, veio seu primeiro emprego de carteira assinada, em uma cerâmica de Criciúma, para onde havia se mudado com parte dos irmãos para trabalhar e estudar. Em 1984, se formou em Técnico em Edificações e Transações Imobiliárias, trabalhando um período na área.
O tempo passou, veio a família, os filhos e esse turvense, desde 2015, está construindo sonhos. A Tramonta Imobiliária e Construções é reconhecida por sua expertise na construção de residências de alto padrão em alvenaria, com acabamentos luxuosos e projetos arquitetônicos personalizados, que refletem o estilo moderno e contemporâneo. Além disso, oferece a opção de casas pré-fabricadas em concreto, que são entregues totalmente prontas em um prazo de até 60 dias, dependendo do tamanho da residência. A empresa também constrói edifícios residenciais e comerciais e faz reformas e ampliações.
Um pouco antes do início dessa caminhada, aos 40 anos, com filhos maiores e a necessidade de conhecimento na área a jurídica, Tramontin iniciou o curso de Direito na Unisul, concluindo a formação em Bacharel em Direito em 2014.
Outra paixão sua são as cavalgadas. “Desde criança sempre gostei de cavalos, na juventude participei de muitos rodeios e laço. Conhecemos o Haras Clube Regimento Tradicionalista Barriga Verde, e à convite de alguns amigos, nos associamos ao Clube, que já fui presidente, sendo atualmente tesoureiro. Nossos filhos andavam comigo muitas cavalgadas, cada um com seu cavalo. Foram 253 cavalgadas entre amigos do Clube.”, descreve o currículo orgulhoso.
Cheia de detalhes e com muitas histórias. Confira a entrevista completa em nossas redes sociais.