Geral 27 anos de emancipação: os avanços do Arroio do Silva, na análise de Evandro Scaini

27 anos de emancipação: os avanços do Arroio do Silva, na análise de Evandro Scaini

27/12/2022 - 14h55

Em entrevista nessa terça-feira, 27, no programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá, o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, fez um balanço dos avanços do município nesses 27 anos de emancipação. O aniversário da cidade será comemorado no próximo dia 29 de dezembro.   

Nessas quase três décadas de emancipação, de acordo com o prefeito, foram várias conquistas e o crescimento da cidade pode ser considerado um sucesso. Scaini ressalta que, quanto mais uma cidade evolui em termos de população, maior a responsabilidade da administração municipal.

“Hoje nós temos cartório, temos prefeitura, agência bancária, posto de atendimento da Celesc, ou seja, muitas estruturas que se nós não tivéssemos emancipado não teríamos. O Arroio quando emancipou, em 1997, era o nono município da Amesc em população e hoje ele é o terceiro. Crescemos muito e hoje estamos próximos dos 17 mil habitantes, ficando apenas atrás de Araranguá e de Sombrio. Também evoluímos muito no setor da construção civil e no turismo, inclusive com movimento expressivo no inverno. Uma cidade em franco desenvolvimento em qualquer época do ano. A população cresce e os serviços públicos têm que acompanhar. Por mais que a gente trabalhe nunca consegue acompanhar, mas estamos constantemente planejando. Um exemplo é abertura do posto de saúde na meta, para aproximar o morador e diminuir o volume de atendimento no posto do Erechim. Já iniciamos também a obra do posto o Golfinho, para diminuir a procura no posto Walter Oliveira que fica na área verde. Então a gente vai melhorando. Da mesma forma na área da educação. Estamos ampliando, fazendo mais salas, reformando as unidades, dando qualidade e tecnologia, com tela digital, ar condicionado e acessibilidade. Enfim, tudo precisa estar sempre em crescimento. Nesse ano, a rede pública municipal, somente no fundamental, recebeu quase 500 alunos novos, isso representa 15 salas de aula. Tivemos quase mil famílias a mais no Arroio nesses dois anos de pandemia. Ou seja, cerca de 3,5 mil pessoas, que precisamos atender com qualidade no município”, explicou Scaini.

Administração com Sede própria

“Em 2005 aconteceu a mudança para onde está instalada a prefeitura hoje, que era um antigo mercado. Em 2009 adaptamos, retirando todas as paredes. Agora estamos construindo uma nova sede. Já levantamos ela toda e semana passada foi feito todo o aterro, a base do chão e a tubulação de água”.

Próximos passos da obra

“Já chegaram as telhas e no início de janeiro a empresa começa a cobrir. Após isso, já se inicia a parte interna, contra piso, piso, as divisórias e depois os acabamentos. Acreditamos que lá por junho, julho já estejamos na prefeitura nova”, pontuou o prefeito.

Reforça da praça central

No dia 29 de dezembro, aniversário da cidade, o município vai lançar uma importante ordem de serviço.  

“São R$ 3,9 milhões do governo estadual e R$ 300 mil reais de contrapartida do município. Vamos dar a ordem de serviço para a empresa, que é a mesma que está fazendo o calçadão de Araranguá, para que na terça de carnaval, 20 de fevereiro, inicie a reforma da praça central. E não é só a praça, pois tem a rua Barriga Verde, com suas calçadas até próximo da região e também tem a Mondardo, que é a rua do Boteco da Praia, do Scaini (hotel). Vai ser asfalto com todas as calçadas padronizadas”, antecipou o prefeito.

Calçadão

“Quanto a obra do calçadão, a empresa agora dá aquela parada, para folga do final do ano dos funcionários, de 23 a 2 de janeiro. No dia 2 de janeiro retoma e começaremos do lado norte para o centro. Será feito o muro de contenção e a parte de terraplanagem de lá para cá. A parte central, de três a cinco de janeiro, já vamos começar a retirar o que não vamos usar e iniciaremos a limpeza. A empresa já deve começar a colocar o paver, na parte central e a outra equipe começa a parte de contenção no lado norte sentido centro do Arroio. Em frente ao Sobre as Ondas, a contenção já está pronta. Já aterramos e colocamos o pó de pedra. Essa semana ainda, vai depender do mar, vamos tentar deixar pronto o campo de futebol de areia e ali já vai dar para ter uma noção de como vai ficar o calçadão; largura, altura e como irá se desenvolver”.

Confira a entrevista completa com o prefeito de Balneária Arroio do Silva