Geral Educação de Maracajá dá exemplo com aluno medalha de ouro em matemática

Educação de Maracajá dá exemplo com aluno medalha de ouro em matemática

14/06/2023 - 10h22

O prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, deverá encaminhar junto à Caixa Econômica Federal o pedido para um empréstimo de R$ 5 milhões. Conforme já foi informado no programa Dia a Dia, o dinheiro servirá para a compra de máquinas pesadas para a secretaria de Obras, e, se houver alguma sobra, serão feitos investimentos em infraestrutura. Os vereadores aprovaram o pedido ontem por unanimidade.

Festa do Peixe

Candidatas a soberanas da 30ª edição da Festa do Peixe, no Arroio do Silva, participaram de um encontro para discutir possíveis dúvidas em relação ao concurso. As 18 candidatas, já sabem que serão avaliadas pela beleza, simpatia e desenvoltura. A escolha acontece já na primeira noite da festa, que acontece de 29 de junho a 02 de julho e conta com uma extensa programação envolvendo shows nacionais, apresentações culturais, feiras e exposições.

Bom exemplo

Um aluno de Maracajá deu o bom exemplo ao ganhar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiou mais de mil estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro. O aluno, Pablo Dal Toé Boza, estuda no 8º ano da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, em Maracajá. Pablo recebeu a medalha acompanhado do diretor de Educação, Daniel de Souza, da diretora da escola, Aline Mello Rosso, e da professora Michele Nolla.

Recomposição

O governador do Estado, Jorginho Mello, foi a Brasília, para tratar da recomposição do teto financeiro do Estado para atendimentos de Média Alta Complexidade. No encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o governador apresentou dados que apontam hoje para um déficit de R$ 549 milhões/ano. A ministra se comprometeu em avaliar a situação. O governador estava acompanhado da secretária estadual da Saúde, Carmem Zanoto e do Fórum Parlamentar Catarinense. Ao sair do encontro na tarde de ontem, o governador afirmou que o atual déficit apresenta R$ 45 milhões ao mês.

Hoje

Hoje é dia de o governador visitar mais duas regiões do Estado. O Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, chega a Campos Novos, para mais uma rodada de conversa com os prefeitos. Desta vez, o governador Jorginho Mello estará reunido com os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) e Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc).

Registrar

Informação publicada ontem no portal do governo do Estado, deixa clara a necessidade de a população registrar boletins de ocorrência em casos de crimes, como furtos, assaltos arrombamentos e outros. Sem os devidos registros, a criminalidade continua apresentando baixos índices no Estado, mas não porquê os crimes não estão acontecendo, mas sim porquê não existem registros.

A publicação

Segundo o portal, no primeiro quadrimestre do ano, Santa Catarina apresenta resultados importantes de queda nos indicadores criminais em relação ao número de roubos e latrocínios (roubos seguidos de morte), de acordo com dados compilados pela secretaria de Estado da Segurança Pública. De janeiro a abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 22% no número de roubos em geral no Estado e diminuição de 60% em relação aos crimes de latrocínios. São as duas maiores quedas entre os crimes analisados.

Realidade

Mas, a realidade não é bem assim, uma vez que os números apresentados nos fazem acreditar que vivemos num paraíso, onde roubos e crimes, praticamente não acontecem. Claro, que se comparado a outros Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, nossos índices estão bem abaixo. Mas, se cada cidadão fizer o boletim de ocorrência, toda a vez que for assaltado, ou quando tiver a casa ou comércio arrombado, certamente os índices seriam outros.

Porque não

Na audiência pública realizada na noite de segunda-feira, no Bairro Mato Alto, ficou clara a insatisfação da população em relação ao serviço prestado. A demora no atendimento e a distância da delegacia do bairro, foram alvos de reclamações. Os cidadãos reclamaram que ficam muito mais tempo na delegacia registrando o boletim de ocorrência, e que o criminoso sai sempre antes e todos já sabem de quem se trata, mas não fica preso. Tal situação, e a descrença de que o que foi furtado será recuperado, leva os cidadãos a não registrar o boletim de ocorrência. Assim, nossos índices de criminalidade podem estar maquiados, com a realidade sendo outra.

Universidade gratuita

Deputados definiram ontem na Assembleia Legislativa sobre a tramitação do projeto Universidade Gratuita. Pelo que ficou acertado, a votação deve acontecer na primeira quinzena de julho. Na verdade, serão três votações, em que o projeto está dividido. Uma proposta de emenda à Constituição, um projeto de lei complementar, e um projeto de lei. Cada proposta deverá ter pareceres das comissões da casa, para depois acontecer a votação no plenário. Nos bastidores ainda existem resistências.

Mudar o índice

Um projeto de autoria do deputado estadual Milton Hobus, e que foi vetado pelo governo do Estado, está causando polêmica na ALESC. O projeto, limita o reajuste do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) à inflação anual.

Argumento

O deputado argumenta que o aumento do IPVA atrelado a tabela FIPE dos automóveis, chegou a ter índices mais altos do que a inflação do período. Pelo projeto, o deputado estipula que o reajuste será com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo considera o projeto inconstitucional e apresentou o veto total. Mas o veto foi derrubado ontem por 32 votos a um. Assim, ele será promulgado pela Assembleia e vai virar lei. Como o governo não concorda, deverá entrar na justiça arguindo a inconstitucionalidade.

Arrecadar

A fome do governo em arrecadar é observada pelos cidadãos, que já não aguentam a carga tributária. Recentemente o governador Jorginho Mello, recebeu de volta o índice de cobrança do ICMS por litro de combustível aqui no Estado. Tal medida, vai engordar as burras do tesouro do Estado. Agora não quer abrir mão do aumento do IPVA pela tabela FIPE, quer que seja pelo índice maior, para arrecadar ainda mais. Só quem paga, é o cidadão, que nem sempre recebe de volta o imposto pago em obras e serviços.