Política Prefeito Cesar Cesa comenta polêmica sobre municipalização de escolas em Araranguá

Prefeito Cesar Cesa comenta polêmica sobre municipalização de escolas em Araranguá

03/10/2025 - 10h26

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, se manifestou sobre a possibilidade de municipalização de algumas escolas estaduais do município, assunto que tem gerado debate nos últimos dias.

Estrutura do município para assumir escolas

Segundo o prefeito, Araranguá possui condições de absorver parte das unidades estaduais. “O município tem muitas condições de assumir essas escolas. Muita estrutura que o Estado não dá, nós oferecemos. Agora, é lógico que se formos pegar uma ou duas escolas, o Estado terá que localizar onde vão ficar as pessoas. Me parece que essa do Mato Alto, os professores já até escolheram onde vão ficar”, afirmou.

Igualdade no atendimento aos alunos

Cesa ressaltou que a municipalização pode contribuir para padronizar o atendimento aos estudantes. “Entendo que as crianças que estudam na cidade, a responsabilidade é nossa. Nós temos que cuidar. Porque uma criança recebe uniforme e outra não, uma tem sala bilíngue, outra não. Temos uma merenda de alta qualidade e outra não. O governo está empurrando essas escolas para o município. Se quiserem entregar, teremos toda a estrutura de pegar sim. Se as pessoas não querem isso, têm que ir até o governo do Estado e reclamar lá”, explicou.

Escolas em avaliação

O prefeito adiantou que, caso a municipalização avance, algumas escolas já estão no radar. “Acredito que as escolas que vamos pegar serão a EEB Professora Julieta Aguiar Bertoncini. Talvez uma ou outra a mais. Essas escolas grandes, como a Maria Garcia Pessi e Castro Alves, não. Isso será com tempo e dentro do equilíbrio”, destacou.