Política Morro dos Cavalos: senador Esperidião Amin critica falta de diálogo entre os governos do Estado e Federal

Morro dos Cavalos: senador Esperidião Amin critica falta de diálogo entre os governos do Estado e Federal

07/05/2026 - 10h35

Durante entrevista ao apresentador Saulo Machado, na Rádio Araranguá, o senador catarinense Esperidião Amin falou sobre o cenário político catarinense e demonstrou preocupação com a situação do trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101. O parlamentar defendeu a necessidade de diálogo institucional acima de disputas políticas.

Segundo Amin, o momento exige responsabilidade e cooperação entre lideranças políticas para enfrentar problemas estruturais que afetam diretamente a população catarinense. “Uma coisa é governar, é procurar apoios. Eu uso sempre a mesma palavra: ética da responsabilidade”, afirmou.

O senador relatou que deixou a região ainda na quarta-feira apenas para conseguir participar de reuniões em Brasília relacionadas à situação do Morro dos Cavalos e à transição da responsabilidade do trecho para a concessionária Motiva. “Nós estamos no limbo. Vai completar dois meses que estamos sem ter com quem conversar sobre o assunto”, declarou.

Amin afirmou que procurou o ministro dos Transportes e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em busca de soluções para o problema. Segundo ele, a busca por diálogo institucional não deve ser confundida com alinhamento político. “Se você me fotografar ao lado do ministro dos Transportes, vão dizer o quê? Isso é ética da responsabilidade”, destacou.

Preocupação com segurança no Morro dos Cavalos

O senador classificou o trecho do Morro dos Cavalos como um “ponto de estrangulamento” da BR-101 e lembrou dos acidentes registrados na região. “A falta de alternativas viárias coloca motoristas em risco diariamente. Se ali houver um acidente, temos um problema enorme. É um ponto inseguro de estrangulamento”, afirmou.

Ele relembrou um grave acidente registrado no ano passado envolvendo caminhões e veículos de passeio e alertou para a necessidade urgente de soluções práticas. “Todos nós temos que colocar divergências pessoais de lado e buscar alternativas”, pontuou.

Entre as medidas defendidas pelo senador estão melhorias em rodovias estaduais alternativas e maior cooperação entre os governos Estadual e Federal para destravar investimentos e obras de infraestrutura.

Durante a entrevista, Amin disse haver uma ausência de diálogo por parte do Governo de Santa Catarina em relação às demandas envolvendo o trecho da BR-101. “Essa ética da responsabilidade não está sendo praticada hoje”, afirmou.

Segundo ele, a falta de articulação institucional acaba prejudicando diretamente a população que depende da rodovia. “Isso significa prejudicar alguém que passa por lá sem horário para chegar e com insegurança de sofrer um acidente”, declarou.