Segurança Ativação do 17º Batalhão marca novo capítulo para os Bombeiros Militares de Araranguá e região

Ativação do 17º Batalhão marca novo capítulo para os Bombeiros Militares de Araranguá e região

28/06/2026 - 09h18

A próxima semana ficará marcada por um momento histórico para a segurança pública do Extremo Sul catarinense. Na quinta-feira, dia 2 de julho, às 16h, será realizada a solenidade de ativação do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), em Araranguá, acompanhada da passagem da posse do comando ao tenente-coronel BM Henrique Piovezan da Silveira.

A cerimônia acontecerá no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Rodovia Governador Jorge Lacerda, no bairro Alto Feliz, e simboliza uma importante conquista para a corporação e para toda a região, consolidando uma nova estrutura administrativa que promete ampliar a capacidade de gestão, fortalecer o atendimento às ocorrências e aproximar ainda mais a instituição da comunidade.

O evento contará com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Fabiano de Souza, além de autoridades civis, militares e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Em convite divulgado pela corporação, o novo comandante destaca a importância da participação da comunidade neste momento histórico.

“É com grande honra e satisfação que convidamos a todos para um marco histórico em nossa região: a solenidade de Ativação do 17º Batalhão de Bombeiros Militar de Araranguá e a Assunção do Comando pelo Tenente-Coronel Henrique. Sua presença é fundamental para prestigiarmos este momento de fortalecimento da nossa segurança pública e celebração institucional.”

A criação do 17º BBM representa o reconhecimento da importância estratégica de Araranguá e do Extremo Sul catarinense dentro da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A expectativa é de que a nova organização fortaleça o planejamento operacional, agilize a tomada de decisões e amplie a eficiência dos serviços prestados à população.

A solenidade é aberta às autoridades convidadas e representa não apenas uma mudança administrativa, mas também um novo ciclo para a corporação, que reforça seu compromisso com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente em toda a região.