Geral Abertura oficial da colheita da Pitaia em Santa Catarina acontece nesta sexta em Turvo

Abertura oficial da colheita da Pitaia em Santa Catarina acontece nesta sexta em Turvo

09/02/2024 - 07h32

Nesta sexta-feira, dia 9, acontece oficialmente a abertura da colheita da Pitaia em Santa Catarina. O evento será sediado na propriedade do casal de agricultores, Manoel e Ivonete Nagildo, em Turvo, das 8h30min às 11h30min, sem inscrição prévia.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é de aproximadamente 80 pessoas, entre produtores, consumidores e técnicos de todo o Estado, prestigiando a abertura da colheita.

Para a atual safra de Pitaia, a Epagri/Cepa estima uma produção em torno de 5 mil toneladas, mil a mais que na anterior. A movimentação financeira está estimada em torno de R$ 12 milhões, com cerca de 240 famílias envolvidas com o cultivo da fruta.

Falando sobre a segunda colheita da Pitaia em Santa Catarina, a equipe de reportagem da Rádio Araranguá, no programa A Força do Campo, apresentado por Diego Macan, entrevistou Edson Borba, gerente regional da Epagri.

“Teremos uma recepção, onde estaremos servindo um cafezinho na chegada. Realizaremos o ato alusivo a abertura da colheita, divulgando as questões de estimulo ao consumo, manejo de pragas e doenças, para tornar a cultura mais produtiva e também, estratégias de mercado”, destacou.

Edson ressaltou a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Pitaia no evento, e falou sobre a divulgação do Simpósio Brasileiro de Pitaia, que deve acontecer em março. “Além disso, teremos essa participação especial da Associação, que vem trazer muita experiência sobre a ampliação do mercado da fruta. Vamos trabalhar em conjunto com a divulgação do Simpósio Brasileiro de Pitaia, que vai acontecer aqui no Sul, entre o dia 6 e 8 de março, no município de Criciúma”.

Apesar de 2023 ter sido um ano, onde a chuva foi bastante predominante, principalmente no Sul do Estado, o gerente destacou o crescimento da prática. “Tivemos um ano com muita chuva, o que atrapalhou um pouco a produção. Entretanto, essa cultura aqui no Sul do Estado vem ganhando bastante força. São aproximadamente 300 hectares de cultivo em Santa Catarina, onde basicamente toda a produção se concentra aqui no Sul. Nossa região vem se destacando muito, temos sido referência”.

Com respeito ao desenvolvimento da prática, Edson explica que muitos avanços vêm acontecendo no setor. “Estamos em uma fase, onde colocamos variedades alto férteis. Ou seja, variedades que não precisa o produtor estar fazendo polinização. Além disso, são mais produtivas e adequadas ao mercado. Trabalhamos muito o ponto de colheita, existe a época certa de colher o fruto. São inúmeras técnicas que vêm sendo desenvolvidas”.

O gerente regional finaliza falando sobre a concentração da produção da fruta na região, prática que sustenta mais de 240 famílias. “Segundo o levantamento que realizamos na Safra passada, são aproximadamente 240 famílias que cultivam a Pitaia aqui no Sul do Estado. Mais de 90% da concentração do fruto, fica na região”.

Acompanhe o programa completo na íntegra: