
Abertura oficial da colheita do arroz acontecerá em Tubarão
O Extremo Sul de Santa Catarina é um dos maiores produtores de arroz do Brasil. Tradicionalmente a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realiza a abertura de safra, que em 2023 será realizada em Tubarão. O evento será realizado na Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), a partir 7h30, e vai reunir mais de 500 produtores de vários estados, além de pesquisadores e representantes do agronegócio.
Reginaldo Ghellere que atua como coordenador da Epagri em Morro Grande, participou do programa Estúdio 95, e falou sobre a expectativa da colheita e também do preço do arroz. “O custo de produção está muito alto, estimamos estar próximo de R$ 12 mil o hectare de arroz. No momento a saca de arroz custar R$ 85,00, assim a gente consegue pagar os custos de produção, mas lembrando que hoje não se tem arroz, quando se começa colher é outra situação. Esperamos que o valor fique nessa patamar, que assim teremos condições favoráveis, mas estamos no limite de ter prejuízo este ano”, comenta Reginaldo.
Na safra 2021/2022 Santa Catarina colheu 1,25 milhão de toneladas de arroz, volume 0,25% maior do que no ciclo anterior. A produtividade média das lavouras ficou em 8,48 toneladas por hectare. Assim, o Estado se firma como líder nacional em produtividade e segundo maior produtor de arroz do país.
Confira entrevista completa.