
Araranguá se prepara para a 177ª edição da tradicional festa em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens
Araranguá realiza todos os anos a maior festa mariana do Sul de Santa Catarina. No dia 4 de maio, milhares de devotos se reúnem para homenagear Nossa Senhora Mãe dos Homens. O evento religioso é um dos mais tradicionais do estado e, em 2025, chega à sua 177ª edição.
O reitor do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padre Jonas Emerim, fala sobre a abrangência do evento. “O crescimento da festa de NSMH sempre o que a gente procura em primeiro lugar é devocional. É não deixar essa devoção tão antiga e sólida se perder, então cada ano ir trabalhando isso, não deixar isso morrer em Araranguá, ir colocando lenha na fogueira, esse é o crescimento que queremos. Quanto mais essa devoção se propagar, a festa vem por acréscimo. Que mais e mais pessoas conheçam Nossa Senhora Mãe dos Homens.”
Nivaldo Rizzoto, um dos coordenadores da festa, destaca o trabalho dos festeiros. “É uma tarefa árdua, tem bastante trabalho, mas é bastante gratificante. É uma experiência muito boa, por que sempre que você fala em Nossa Senhora Mãe dos Homens tu és bem recebido, é bem tratado, as pessoas colaboram”, destaca.
O lema da festa deste ano é “Com Maria, somos peregrinos da esperança!”, em alusão ao Jubileu da Esperança, que será celebrado pela Igreja Católica.
Como acontece em todos os anos, a cartela premiada vai sortear vários prêmios, entre eles um carro HB20 completo zero quilômetro, um Kwid zero quilômetro, um ar condicionado 12 mil Btus, um televisor 50” e um celular. O valor da cartela custa 120 reais e pode ser adquiridos com os festeiros e noveneiros. O destino dos recursos será para a manutenção das atividades e as obras da Paróquia, que englobam projetos sociais e estruturais do prédio da Igreja.