Política “Brasília voltou a atender”, afirma prefeito Evandro Scaini

“Brasília voltou a atender”, afirma prefeito Evandro Scaini

14/11/2022 - 09h22

Uma comitiva de Balneário Arroio do Silva esteve na semana passada em Brasília. Liderados pelo prefeito Evandro Scaini, vice-prefeito e vereadores visitaram gabinetes de deputados e órgãos dos ministérios para destravar recursos para o município. A viagem foi considerada positiva pelos integrantes, já que alguns compromissos foram firmados com os representantes catarinenses na capital federal.

“Estivemos em Brasília, na terça e quarta passada, já tínhamos feito alguns contatos com os deputados. Amarramos alguns compromissos futuros e mostramos também o trabalho que foi feito na eleição”, disse Evandro Scaini. Entre os gabinetes visitados e recursos prometidos, o prefeito citou R$ 300 mil, de autoria de emenda do deputado Darci de Matos, para aquisição de um veículo de  transporte de passageiros para a saúde, a visita ao deputado Ricardo Guidi, tratando da liberação de recursos que estavam trancados no ministério para a pavimentação da rua Farroupilha e para o Centro de Eventos, e recursos para a área da saúde da deputada Geovania de Sá. “Voltamos de lá bem contente por que conseguimos encaminhar. Depois de 2 anos de pandemia Brasília está voltando a atender presencialmente”, disse o prefeito.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Lei do Mar Azul, o resultado da viagem foi positiva e chamada “raspa do tacho” do orçamento foi positiva para o Arroio. “Isso também é reflexo da eleição que a gente teve, da gratidão do povo com alguns deputados federais que mandaram emendas para o Arroio. Os próprios deputados, eles tem uma listinha. Quando a gente chega lá eles puxam a listinha”, falou o presidente.

Já o vereador Pedro Coelho destacou a parceria que o município tem com o deputado Ricardo Guidi e falou sobre a solicitação de recursos para um mercado público. “O Ricardo é um grande parceiro. Estivemos visitando o seu gabinete, tentando liberar algumas emendas. Mas eu também protocolei um sonho bem antigo, que é um projeto de minha autoria, que é o mercado público municipal, para ver se ele consegue liberar um valor de R$ 600 mil, pra gente construir”, disse o vereador

Recursos do Plano 1000

O prefeito Evandro Scaini também falou sobre os repasses do estado para obras no município. O Plano 1000 recebeu uma recomendação do Ministério Público de não ter mais repasses para os municípios. O prefeito afirmou que esteve em Florianópolis e que voltará na quarta-feira a capital do Estado para tratar do tema. “A gente esteve na semana retrasada em Florianópolis, na Casa Civil. Eles tinham recebido aquela recomendação do Ministério Público. A procuradoria do Estado ainda estava se posicionando. Mas nos estamos retornando agora na quarta-feira, nos temos reunião na Casa Civil, às 9 horas da manhã, pra deliberar sobre esses assuntos. Os convênios do Arroio que precisam de pagamento e as transferências diretas estão sendo feitas e agora estão saindo as licitações. Como a gente já abriu a licitação do posto de saúde do Golfinho de 1,1 milhão e nós temos outros recursos de transferência e isso tudo nós vamos lá para ter uma real posição se vamos poder dar a ordem de serviço ou não”, afirmou o prefeito.