
Carnês de IPTU já estão sendo entregues em Balneário Arroio do Silva
Em todo o começo de ano, começam as contas e os impostos. Em 2023 não seria diferente. Em Balneário Arroio do Silva, a administração já iniciou a entrega dos carnês de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O pagamento iniciará em fevereiro para cota única ou então poderá ser parcelado em até 5 vezes. O secretário Wilker Maciel afirmou, em entrevista a Rádio Araranguá, que esta é a principal fonte de receita do município.
“Este ano conseguimos nos antecipar, adiantamos o calendário fiscal e em dezembro os carnês já estavam prontos para serem entregues. Neste ano, o IPTU teve um aumento de pouco mais de 5,9%, referente ao IGP-M. A partir do dia 2 de janeiro a empresa começou a fazer a entrega”, disse Maciel. Nos carnês, o primeiro pagamento em cota única terá vencimento dia 17 de fevereiro, com desconto de 10%. Ou então, o contribuinte poderá fazer o pagamento também em cota única no dia 17 de março, com desconto de 5%, ou ainda parcelar em 5 vezes o imposto.
Para o secretário, este imposto é a principal fonte de receita do município. São recursos livres, que pode ser administrados pelo gestor municipal. “Hoje o IPTU é o principal fonte de recursos do município. Claro que existem outras fontes, mas outras receitas é preciso ir em busca de outros recursos e o IPTU é gerado pelo próprio município”, afirmou Wilker Maciel.
Com relação aos contribuintes que tem débitos, o secretário afirmou que está sendo feito um trabalho de cobrança da dívida ativa muito intenso, que tem possibilitado novos investimentos da administração municipal. “Estamos fazendo um grande trabalho na dívida ativa. Estamos buscando 60% da dívida, através de cobrança. São recursos que entram para os cofres do município que em tese estariam perdidos”, concluiu.