
Consumidores residenciais de Araranguá acumulam dívida de R$ 7 milhões com a Celesc, que entrou em greve em todo o Estado
Em entrevista ao jornalista Saulo Machado, no programa Dia a Dia da rádio Araranguá, o gerente regional de Celesc Marcelo Oliveira, trouxe dados preocupantes com relação a inadimplência em Araranguá. Nesse primeiro momento, o objetivo da companhia é evitar os cortes e focar na negociação dos passivos.
“Temos 2 mil e 500 unidades consumidoras com débitos aqui em Araranguá. E esse montante gera um passivo de R$ 7 milhões. Essas unidades, pela situação atual, estão já sujeitas a cortes. Um valor bem expressivo para a região. E a maioria é do grupo B, residencial”.
O gerente regional da Celesc explica com os consumidores podem negociar as faturas em atraso.
“Hoje a Celesc tem meios para que os consumidores façam parcelamento, como os Totens, por exemplo, e no cartão de crédito em até 21 parcelas. Estamos também parcelando em nossas lojas de atendimento, com uma entrada de um valor bem baixo, para que consigamos resolver esses débitos aqui na região”.
Marcelo reforça que o objetivo não é corta a energia e sim, chegar a um acordo.
“A Celesc não quer cortar a energia desses inadimplentes, e sim, está incentivando a negociação. Mediante isso vamos evitar transtornos. O que acontece: o consumidor sai para trabalhar e quando retorna para sua residência, no final de tarde, se depara com a energia cortada, e aí acaba perdendo a possibilidade, de neste mesmo dia, fazer o parcelamento. Acaba então ficando quase 48 horas sem energia, pois após o pagamento, temos 24 horas para energizar”.
Mas, se a negociação não caminhar, o corte pode ser inevitável, como já aconteceu com unidades do município.
“Já cortamos mil unidades consumidoras nos últimos 25 dias, fora essas 2,5 mil unidades, aptas a terem o corte executado. Então estamos buscando essa negociação. O consumidor também pode solicitar sua fatura por meio do WhatsApp que é (48) 99860- 0067. Nesse canal você coloca seu CPF, sua unidade consumidora e serão geradas todas as faturas em atraso. Sendo assim, o pagamento pode ser feito com essas faturas em mãos”.
Marcelo explica que a migração do sistema de cobrança, não é mais o que está gerando a inadimplência, pois as falhas foram resolvidas.
“A empresa ficou mais de um ano sem cortar energia. Muitos consumidores acabaram entrando em uma zona de conforto, pela Celesc não estar cortando, e não fizeram o pagamento. Mas, uma hora o problema chega. Tem casos de mais de 9 faturas para serem negociadas”.
Greve Celesc
Na última segunda-feira, 22, profissionais da Celesc entram em greve em todo o Estado, por esse motivo, os cortes, mesmo nos casos mais graves, estão suspensos até a normalização do serviço. “A Celesc entrou em greve ontem (segunda-feira). Era para ser uma negociação mais tranquila e a expectativa é que hoje já retornassem ao trabalho, mas ainda não tivemos avanços nas negociações, então a greve permanece. Por esse motivo, os cortes estão suspensos e só serão retomados, assim que as atividades retornarem ao normal”, concluiu Marcelo.