Geral Dia Mundial de Combate à Aids: testes rápidos são oferecidos em todas Unidades de Saúde de Araranguá

Dia Mundial de Combate à Aids: testes rápidos são oferecidos em todas Unidades de Saúde de Araranguá

01/12/2022 - 16h44

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado neste dia 1º de dezembro e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a doença.

Segundo estimativa da ONU, ao longo do ano passado o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV.

Em Araranguá a Secretaria de Saúde informa que atualmente o município conta com teste de HIV, sífilis, hepatite B e C na modalidade de teste rápido – com resultado em até 10 minutos, sendo realizado no Bom Pastor e em todas as Unidades de Saúde. Já no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) o teste é realizado todas as quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e não precisa estar de jejum ou ter pedido médico.

Conforme Tiane Ramos do Canto, Enfermeira do SAE e do Programa IST/HIV/AIDS hepatites virais e Tuberculose, o indicado é fazer o teste uma vez ao ano. ”Apesar de ser uma doença de controle estável, o ideal é o quanto antes, realizar o tratamento. A pessoa que se trata, toma o coquetel diariamente com 6 meses em tratamento e com carga viral indetectável, a pessoa se torna intransmissível, ou seja, não passa aos outros”, destaca Tiane.

Ainda de acordo com a enfermeira, é preciso respeitar a janela imunológica, que é o período em que a pessoa entrou em contato com o vírus. ”Leva 30 dias até o vírus se multiplicar e aparecer nos exames, o aconselhado é esperar esses 30 dias para fazer o teste e ter certeza que contraiu ou não a doença”, ressalta.

Para as pessoas que se submetem a uma situação de risco, o município conta com a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Atualmente, nós temos na UPA 24h, basta passar por uma consulta médica, que o paciente já sai com a medicação que é tomada durante 28 dias.