Política Editorial: quarta ponte; uma situação que ainda promete vários desdobramentos e merece explicações

Editorial: quarta ponte; uma situação que ainda promete vários desdobramentos e merece explicações

06/01/2023 - 10h50

Ao que tudo indica, ninguém do PP ou da administração anterior se manifestará em relação as pesadas acusações feitas pela atual administração em relação à quarta ponte. O presidente do PP, vereador Márcio Tubinho, disse apenas que iria verificar a situação, ele que participou da reunião, no SAMAE, quando os problemas foram revelados pelo prefeito Cesar Cesa e sua equipe.

Respondeu

Já o ex-prefeito, Mariano Mazzuco Neto, respondeu ao nosso questionamento, mas afirmou que está fora de Araranguá e que não teria condições de falar com documentos e números sobre a situação. Mas disse que a licitação e a ordem de serviço foram dadas com todo o “carinho” e que a intenção foi de não perder a verba do governo do Estado. Mariano disse ter ficado triste com a repercussão que foi dada ao caso, afirmando que se existe algum problema com o projeto, cabe a atual administração resolver e encaminhar a obra.

À disposição

Ontem, o deputado estadual José Milton Scheffer, também se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso para resolver os problemas apontados. O deputado, que foi o mentor intelectual da obra, solicitada por ele junto ao ex-governador Carlos Moisés, disse ter trânsito no atual governo para a busca de soluções, basta ser acionado pela administração municipal.

Resumindo

Na verdade, as alegações de parte a parte, não resolvem o problema. Ninguém contesta a importância da obra para Araranguá e região. A solução está clara, mudar o projeto para viabilizar a construção e realinhar o preço final da construção. O prefeito Cesar Cesa já disse que a prefeitura tem verba para terminar a obra, se necessário, assim, a solução já foi encontrada. O problema pode acontecer lá na frente com o ministério público, ou com o Tribunal de Contas do Estado. Como é grave o que aconteceu, não seria cassar bruxas, mas identificar e entender porque foi feita uma licitação e dada uma ordem de serviço para uma obra, cujo projeto não tem as devidas condições de execução.   

Pesquisa

No Balneário Arroio do Silva, teve início mais uma pesquisa para saber quais são as demandas dos turistas. É o segundo ano que o município realiza o levantamento, para obter uma radiografia dos anseios daqueles que visitam o Arroio. A pesquisa começou em janeiro, mas se estenderá até março.

Alvo

A pesquisa tem como alvo aqueles que ficam pelo menos 24 horas, ou mais, mas não residem na cidade. Para participar é preciso acessar o site da prefeitura, ou ainda presencialmente no Centro de Apoio ao Turista, na praça central.

Novo prédio

A saúde de Sombrio ganhará um novo espaço a partir da assinatura da ordem de serviço para a construção do prédio que vai abrigar o programa de saúde mental. A prefeita Gislaine Cunha, destaca que o novo prédio tem um prazo de cinco dias úteis para começar a ser construído e oito meses para sua conclusão a partir do início e será executado pela empresa Engeton Construções.

Definido

Reunião no gabinete do secretário de Administração de Araranguá, Roni da Silva, serviu para fazer voltar alguns horários do transporte coletivo no Morro dos Conventos. Trabalhadores vinham reclamando que alguns horários haviam sido suprimidos e que pessoas estavam encontrando dificuldades de locomoção. Além do secretário, representantes da empresa Viação Cidade, o vereador e presidente da câmara, Luciano Pires, e a vereadora Lena Périco, participaram da reunião. No final a empresa resolveu atender a demanda apresentada, mas continua trabalhando através de uma determinação judicial.