Política Via Mar provoca embate entre Jorginho Mello e João Rodrigues na corrida pelo Governo do Estado

Via Mar provoca embate entre Jorginho Mello e João Rodrigues na corrida pelo Governo do Estado

26/06/2026 - 07h49

A disputa em torno da implantação da Via Mar, rodovia planejada para ligar Biguaçu a Joinville como alternativa à BR-101, marcou o primeiro embate público de maior intensidade entre os pré-candidatos ao Governo de Santa Catarina. A avaliação é do comentarista político Upiara Boschi, que destacou que o tema já ganhou contornos eleitorais.

“A gente tem o primeiro embate público contundente entre pré-candidatos ao Governo do Estado”, afirmou Upiara. Segundo ele, a polêmica começou após o governador Jorginho Mello lançar o edital para o primeiro trecho da Via Mar, com foco na região de Itajaí.

Durante um evento do MDB, o ex-prefeito de Chapecó e pré-candidato ao governo, João Rodrigues, colocou em dúvida o avanço do projeto. Conforme relembrou Upiara, Rodrigues declarou que retiraria sua pré-candidatura caso o governador apresentasse o projeto da obra. “Ele disse que são lançamentos pré-eleitorais e que o governador só falta lançar foguete”, comentou o analista.

A resposta do governador veio no dia seguinte, durante o Summit Cidades. Upiara revelou que foi procurado por Jorginho Mello, que fez questão de entregar os documentos técnicos da obra. “Ele me chamou ao palco para receber os projetos. Estou aqui com quatro cadernos do projeto de engenharia rodoviária”, relatou.

Ao analisar o material, o comentarista observou que um detalhe deverá alimentar o debate político. “Essa palavrinha ‘anteprojeto’ certamente vai gerar bastante discussão, debate e narrativa para lá e para cá”, afirmou.

Depois da divulgação da resposta do governador, João Rodrigues voltou a se manifestar. Segundo Upiara, o pré-candidato disse que aceita um debate público e sustentou que, se for apresentado o projeto executivo da obra, renuncia à disputa pelo governo.

Para além da troca de provocações, Upiara destaca que a Via Mar é considerada uma obra estratégica para Santa Catarina. “A Via Mar é muito necessária e pode desafogar o trânsito dessa região, vai ser importante para a economia”, ressaltou. O comentarista lembra que a BR-101 já opera acima de sua capacidade, mesmo com as melhorias previstas no contrato da concessionária.

Ele também recorda que os primeiros estudos da rodovia foram contratados ainda na gestão do ex-governador Carlos Moisés, enquanto o governo Jorginho Mello avançou para a fase de implantação.

Na avaliação de Upiara Boschi, independentemente de quem esteja à frente do governo nos próximos anos, o projeto precisará seguir adiante. “Se reeleito ou não, tem que avançar”, observou. O comentarista conclui afirmando que a Via Mar já se consolidou como um dos principais temas da disputa eleitoral de 2026. “Essa briga está só começando.”