Um novo capítulo para a saúde mental: Estado inaugura complexo de R$ 16 milhões em Praia Grande
O Sul de Santa Catarina deu um importante passo no fortalecimento da rede pública de saúde nesta quinta-feira (25). O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou da inauguração do novo Complexo de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande.
A estrutura, construída com investimento de aproximadamente R$ 16 milhões do Governo do Estado, amplia a capacidade de atendimento especializado e passa a ser referência regional para pacientes com transtornos mentais e dependência química.
Com 3,6 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o complexo conta com 60 leitos, sendo 30 destinados à psiquiatria, e foi planejado para oferecer atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia, o governador destacou a satisfação em entregar mais uma obra voltada ao atendimento da população e lembrou os avanços realizados na saúde catarinense.
“Estou aqui com muita alegria. Entregar mais um equipamento hospitalar. Eu gosto muito de entregar escolas e hospitais. Graças a Deus a gente conseguiu fazer mudar de patamar. Hoje o secretário de Saúde, Diogo Demarchi, tem condições de entender como está a saúde do Estado inteiro”, afirmou.
Jorginho também destacou o trabalho realizado para reduzir as filas de procedimentos e fortalecer a parceria com os hospitais.
“As filas que eram eternas, não têm como zerar, mas nós atacamos de forma muito eficiente. Fizemos mais de 1,4 milhões de cirurgias e isso não é pouco. Conseguimos em parceria com os hospitais. Nós pagamos em dia e eles colaboram com o trabalho. Acabou aquela história de risco de fechar hospitais”, ressaltou.
Para o governador, o novo complexo representa um investimento que beneficiará toda a região.
“Esse hospital aqui de Praia Grande é muito importante. Uma unidade de saúde mental que vai prestar cada vez mais serviços de qualidade. O dinheiro da arrecadação de impostos foi muito bem investido para amparar as pessoas que mais precisam do socorro da saúde”, completou.
O diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, classificou a inauguração como a realização de um sonho construído com o apoio de diversas lideranças.
“Hoje nós estamos muito contentes e honrados em receber as figuras que contribuíram para que esse sonho fosse realizado, entre elas o governador Jorginho Mello, um abnegado em destinar o recurso e cumprir com o convênio. Essa é uma obra linda, com padrão de particular entregue ao Sistema Único de Saúde”, destacou.
Jean lembrou ainda a dimensão histórica do investimento para o Sul catarinense.
“É o maior investimento do Governo do Estado de Santa Catarina desde 1986, quando foi construído o Hospital Regional de Araranguá. Se passaram quatro décadas e hoje está aportado aqui R$ 16 milhões”, afirmou.
Além da estrutura moderna, o diretor destacou os diferenciais pensados para o tratamento e a recuperação dos pacientes.
“É uma obra toda voltada para atendimento ao paciente com transtorno mental e dependência química. Aqui a gente vai ter sala de jogos, sala de desenho, sala de cinema, academia e refeitório”, explicou.
Segundo ele, o conforto e a humanização também foram prioridades no projeto.
“Os quartos são individuais e coletivos com um ou dois leitos. Todos são compostos com cama elétrica, poltrona para acompanhante e banheiro privativo com acessibilidade. Realmente é uma obra que vai ser um marco para o Sul de Santa Catarina e 100% SUS, com qualidade de hospital particular”, concluiu.
A nova estrutura chega para suprir uma demanda crescente por atendimento especializado em saúde mental, oferecendo acolhimento humanizado, conforto e infraestrutura moderna. Com o início das operações, o complexo passa a reforçar a rede pública de saúde da região e beneficiar pacientes de diversos municípios do Sul catarinense.











