
Escuna Capitão dos Ganchos: uma história de sucesso, marcada pela coragem e determinação
Conheça a história de uma das maiores atrações turísticas de Araranguá
A escuna Capitão dos Ganchos, que navega pelas margens do Rio Araranguá, se tornou um símbolo de sucesso e determinação na região. Em entrevista ao programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, apresentado por Saulo Machado, a empresária e sócia-proprietária da embarcação, Silviane Silvano, compartilhou sua inspiradora trajetória, marcada por coragem e superação de desafios.

Silviane contou que a ideia de empreender com uma escuna surgiu após um encontro de família. “Lembro que meu ex-marido decidiu investir nesse empreendimento. Na época, parecia uma verdadeira loucura. Entretanto, após a pandemia, a ideia ganhou força e fomos até Florianópolis ver uma embarcação. Abastecemos o veículo no cartão de crédito e, chegando na capital catarinense, voltamos com uma dívida enorme porque compramos a escuna”, relembra.
Desafios financeiros
A aquisição da escuna representou um grande desafio financeiro. “A entrada para adquirir a escuna era R$ 90 mil. Tínhamos um prazo para honrar os cheques, caso contrário, perderíamos até a entrada paga. Até o dia 15 de setembro de 2022, tínhamos que pagar os cheques. Penhoramos nossa casa no banco e conseguimos o valor. A escuna chegou em Araranguá quitada”, destacou Silviane.
Quase que o sonho foi por água a baixo
A chegada da escuna a Araranguá foi repleta de dificuldades e emoções intensas. “Não sabíamos como trazer a escuna, tinha que ser pelo mar. A entrada foi muito forte, chegamos a nos emocionar, porque quase perdemos a escuna devido a uma onda. Quase virou na entrada, mas conseguimos”, explicou a empresária.
Após os desafios iniciais, os primeiros passeios começaram a acontecer. “Nosso segundo passeio contou com apenas oito pessoas, mas logo após, realizamos um passeio privado para uma empresa que estava abrindo suas portas em Araranguá. Isso nos ajudou a nos reerguer. A partir daí, muitas empresas começaram a nos procurar e o negócio bombou. Nosso início foi muito difícil, mas deu tudo certo”, acrescentou.

Expansão e novas oportunidades
O sucesso crescente levou a novas oportunidades e expansões. “O negócio deu tão certo que precisávamos nos formar marinheiros pela Marinha do Brasil. Em um determinado dia, fomos a Florianópolis para comprar uma máquina de gelo e acabamos vendo uma nova escuna, maior que a nossa. Quando coloquei meus pés nela, determinei que seria nossa. A nova embarcação tem capacidade para 130 pessoas, enquanto a nossa comportava apenas 38. Conseguimos realizar a troca e adquirir a nova escuna”, relembrou a empresária.
Atrações surpreendentes
A nova escuna trará uma atração inovadora: “Teremos uma apresentação onde piratas invadem a embarcação, incluindo um pirata que interpreta o personagem dos Piratas do Caribe. Será um grande entretenimento e queremos iniciar os passeios no meio de agosto. Começamos de baixo e hoje estamos conquistando nosso espaço. Não é fácil fazer uma loucura dessas, mas muitas vezes é necessário. O empreendedor precisa ter coragem”, concluiu Silviane.