Segurança Feridos em acidente de balão passam por cirurgia no hospital de Araranguá

Feridos em acidente de balão passam por cirurgia no hospital de Araranguá

25/01/2023 - 18h34

No final da tarde dessa quarta-feira, 25, as três pessoas que ficaram feridas com a queda de um balão, na localidade de Timbopeba, no município de São João do Sul, passaram por cirurgias ortopédicas.

De acordo com o boletim médico, as vítimas não correm risco de morte, mas devido aos ferimentos precisaram ser submetidas a procedimentos cirúrgicos para fixar as fraturas. O casal de turistas teve fratura nos membros inferiores (fêmur e tíbia) e o piloto do balão fraturou o braço e o fêmur.

Também no final da tarde dessa quarta-feira a prefeitura de Praia Grande emitiu mais uma nota sobre o acidente. No comunicado falou, inclusive, mas sem dar maiores detalhes, sobre os novos moldes da prática de balonismo na cidade que devem ser implantados ainda este semestre.

Nota oficial prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande vem novamente a público para atualizar a população dos desdobramentos do acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 25, durante o voo de balão por volta das 6h30min na localidade de Timbopeba, no município de São João do Sul. 

Em resposta imediata diante dos fatos, a Prefeitura instalou um comitê de crise a fim de que todos os fatos sejam apurados, preservando a segurança de turistas, bem como de todos que, direta ou indiretamente, estão ligados a esta atividade turística realizada no município.

Investigação

A Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), está colaborando de forma expressiva com as autoridades policiais que investigam o caso.

O governo municipal também está apurando todas as possíveis causas do acidente, bem como de todos os protocolos de segurança utilizados pela empresa Voe nos Canyons, responsável pela prestação do serviço.

A administração do município reforça que colabora com as investigações para que todos os responsáveis pelo acidente sejam devidamente identificados, reiterando que o processo segue em sigilo de justiça até que todas as perícias sejam concluídas.

Coletiva de imprensa

O prefeito Elisandro Pereira Machado, convoca a imprensa para mais esclarecimentos sobre o acidente. Durante a coletiva, que será realizada no auditório da prefeitura, nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, às 9h, a prefeitura vai anunciar os novos moldes da prática de balonismo na cidade de Praia Grande que devem ser implantados ainda este semestre.

Boletim médico

Os envolvidos no acidente, o condutor e os passageiros receberam o socorro imediato do corpo de bombeiros e foram encaminhados, primeiramente, ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande e, posteriormente, transferidos para o Hospital Regional de Araranguá, onde receberam o atendimento necessário.

Dados

Ressaltamos ainda que a prática de balonismo na cidade de Praia Grande é realizada desde 2017. São mais de 15 mil voos feitos com total segurança. O balonismo se tornou um dos maiores atrativos turísticos da região Sul de Santa Catarina, além de ser uma das principais fontes de renda de centenas de famílias.