
Janeiro Branco chama atenção para questões relacionadas a saúde mental
O Janeiro Branco é uma campanha nacional com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental das pessoas. No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Para 2023 o tema da campanha é “A vida pede equilíbrio”. A psicóloga Fabiana Pereira em entrevista a jornalista Juliana Oliveira, falou sobre as preocupações do mundo moderno e o quanto devemos cuidar da saúde mental. “O Janeiro Branco é a oportunidade de termos uma folha em branco para escolhermos como iremos escrever. O que talvez eu posso estar transformando e ressignificando em 2023? Temos que refletir, muitas vezes só cuidamos do corpo e esquecemos que se a mente não está organizada as coisas não andam”, destaca.
A psicóloga destaca a dificuldade que as pessoas tem de procurar ajuda. “A campanha de modo geral alerta para que as pessoas busquem ajuda, se olhem para dentro, busquem um bom profissional e criem vínculos. É necessário a escuta o acolhimento para que o tratamento aconteça e essa pessoa ter qualidade de vida e bem estar”.
Em Araranguá a partir da próxima semana será realizada ações sobre o tema nas unidades de saúde.