Política João Rodrigues vê crescimento da pré-campanha, critica pesquisas e defende debate de propostas para Santa Catarina

João Rodrigues vê crescimento da pré-campanha, critica pesquisas e defende debate de propostas para Santa Catarina

02/07/2026 - 21h10

O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, o ex-prefeito de Chapecó João Rodrigues, participou nesta quinta-feira (02) do encontro do PSD, realizado em Criciúma. O evento reuniu lideranças do partido, representantes do MDB e da Federação União Progressistas.

Durante o encontro, João Rodrigues concedeu entrevista ao jornalista Saulo Machado, da Rádio Araranguá, e afirmou que a mobilização política tem ganhado força à medida que a pré-campanha avança.

Segundo ele, a expectativa é de que, após o encerramento do prazo para assinatura de convênios do Governo do Estado, nesta sexta-feira (03), o cenário eleitoral entre definitivamente em uma nova fase.

“A cada evento está crescendo, as pessoas estão aderindo. Amanhã é o último prazo dos convênios do Estado, aí a normalidade começa segunda-feira, aí é cada um por si”, declarou.

Rodrigues também destacou que esta foi a quinta visita dele a Criciúma durante a pré-campanha e disse estar satisfeito com a receptividade encontrada na região.

“É a quinta vez que eu venho aqui a Criciúma nessa pré-campanha. O sentimento é um dos melhores. Estou muito feliz com o crescimento”, afirmou.

Ao comentar o cenário eleitoral, o pré-candidato questionou a credibilidade de algumas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente. Segundo Rodrigues, duas delas foram retiradas de circulação por decisão da Justiça Eleitoral e ele afirmou que uma investigação da Polícia Federal deverá apurar os levantamentos.

Mesmo contestando os resultados, o ex-prefeito reconheceu que o atual governador aparece na liderança das pesquisas e avaliou que a disputa deverá ser decidida em segundo turno.

“O nosso grupo político precisa chegar na faixa de 30%. A esquerda vai fazer entre 15% e 20%. As outras candidaturas também têm o seu percentual. Então não tem dúvida: vai ter segundo turno. O que vai contar mesmo é projeto, proposta e quem pode fazer mais por Santa Catarina”, disse.

Durante a entrevista, João Rodrigues também comentou uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Santa Catarina. O pré-candidato classificou a fala como “extremamente infeliz” e afirmou que ela generaliza de forma injusta a população catarinense.

“Santa Catarina não é um estado racista. Somos o melhor estado do Brasil. Pode haver casos isolados, como em qualquer lugar do mundo, mas não se pode rotular um estado inteiro”, declarou.

Em relação ao atual governador catarinense, João Rodrigues disse que pretende manter uma campanha voltada à apresentação de propostas, mas garantiu que responderá sempre que considerar que alguma informação divulgada não corresponde aos fatos. Como exemplo, citou o projeto da Via Mar, afirmando que a obra demandaria décadas para ser concluída em sua totalidade.

“O que não pode é permitir que o eleitor seja enganado. De resto, só proposta, só projeto e inovação para Santa Catarina”, ressaltou.

O pré-candidato também manifestou confiança no crescimento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República. Para Rodrigues, Caiado ganhará espaço junto ao eleitorado à medida que a campanha avançar.

“A pré-campanha está começando agora. O homem preparado é o Ronaldo Caiado, o governador que tem maior aprovação no Brasil. É uma direita raiz. Eu acho que ele cresce muito e ainda teremos muitas surpresas na disputa presidencial”, concluiu.

Confira entrevista completa:

Matéria com participação especial do jornalista Saulo Machado.