Geral Segunda eu começo: nutricionista dá dicas para alcançar uma alimentação saudável

Segunda eu começo: nutricionista dá dicas para alcançar uma alimentação saudável

21/11/2022 - 13h09

Nessa segunda-feira, 21, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre como garantir uma alimentação saudável. Para isso contamos com o auxílio da nutricionista Jandrine Roque Bitencourt, formada há 6 anos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Jandrine atua como nutricionista hospitalar desde 2016 é proprietária da GreenFit Produtos Naturais e realiza atendimentos clínicos em Sombrio, Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado.

1. Qual é a melhor dieta para quem quer emagrecer?

Jandrine Roque Bitencourt – A melhor dieta, a meu ver, é aquela que se baseia na constância. Nada que seja “da moda” e não esteja de acordo com o estilo de vida do paciente, vai ser eficiente e resolutivo a longo prazo. Isso é o que eu mais prezo.

2. Existe um método para uma perda de peso duradoura?

Jandrine Roque Bitencourt – Bom, esta pergunta engloba diversos fatores, cada pessoa e cada organismo é único. Na prática clínica, uso protocolos diferentes para cada paciente. O que funciona para uma pessoa pode não ser a melhor opção para outra, e é aí que o profissional tem que ter este olhar mais detalhado, se não, qualquer site de internet daria a receita de bolo prontinha né? Mas não é tão simples assim.

3. Dá para afinar sem cortar o carboidrato?

Jandrine Roque Bitencourt – Com certeza, inclusive, retirar totalmente os carboidratos da dieta, e depois voltar a consumir, há uma grande chance de aumento de peso. Sou a favor de retirar as farinhas brancas em geral, açúcar e gorduras saturadas da rotina e deixar para a vida social de um aniversário ou casamento ou um jantar de sábado por exemplo. O consumo desses alimentos diariamente como a grande maioria das pessoas faz, leva a desordens não só no peso como diabetes, dislipidemias e etc.

4. Qual a melhor hora para o doce?

Jandrine Roque Bitencourt – A melhor hora é aquela que se come sem culpa. Fazer o que tem que ser feito dia após dia, nos leva a usufruir destes prazeres sem culpa. O que não pode acontecer e, sempre oriento, é o tal do só hoje e amanhã a história se repete e durante outros dias também. 

5. Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Jandrine Roque Bitencourt – Não! Definitivamente não existe mais a questão do “comer de 3 em 3 horas”. Eu, por exemplo, como no almoço e depois no restante do dia quando tenho fome (fome não é vontade de comer. Certo?) O único perigo em comer só quando se está com muita fome é o excesso. Nesses casos as pessoas geralmente ingerem pães e bolachas que estão pela frente. Por isso é preciso ter cuidado.  

6. As dietas da moda, como a da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?

Jandrine Roque Bitencourt – Nossa, nem sei responder sobre a da sopa, pois dependendo da sopa ajuda a engordar né? A da minha avó era com bastante arroz, macarrão e batatas (risos)

Já a da proteína sim, pois não tem liberação de insulina, então automaticamente emagrece, porém depois que é reintroduzido outros alimentos, o efeito rebote geralmente vem. Novamente a história da constância, aquela da minha primeira resposta.

7. Beber água ajuda a emagrecer?

Jandrine Roque Bitencourt – Ajuda sim, pois em um corpo bem hidratado, o funcionamento de todos os órgãos melhora. Desta forma o processo de emagrecimento funciona melhor.

8. Comer apenas alimentos light e diet emagrece?

Jandrine Roque Bitencourt – Essa realmente é uma questão que na minha adolescência eu acreditava e percebo que ainda é uma verdade para muita gente. Os alimentos diet são sem açúcar, mas na grande maioria não são reduzidos em calorias e contém adoçantes. Os light são reduzidos de 25% de algo, não quer dizer que sejam calorias, nem gorduras. Muitas vezes é algo que nem faça sentido para o emagrecimento. Resumindo; é furada!

9. Beber durante as refeições engorda?

Jandrine Roque Bitencourt – Se forem refrigerantes e sucos com açúcar na maioria sim, pois é uma carga a mais de calorias e aumenta o índice glicêmico da refeição. Em uma festa não é relevante, no dia a dia sim.

10. Está certo substituir alimentos por suplementos?

Jandrine Roque Bitencourt – Jamais. Quem é meu paciente sabe que sempre falo: primeiro vamos ajustar a alimentação, o que não conseguirmos alcançar na alimentação, entramos na suplementação. É muito bom comer comida né gente? Então primeiramente ajuste a proporção em quantidades e qualidade de CARBOIDRATO X PROTEÍNA X GORDURAS que geralmente é errada. Faça atividade física regularmente e depois, sim, havendo necessidade de suplementação essa será recomendada. Aliás, existe muita coisa boa no mercado e muita coisa usada erroneamente também. Portanto, cuidado com a suplementação sem orientação, pois o que é bom para um, para outro pode estar atrapalhando o resultado.