Geral Sondagem aponta 25 metros de terreno mole no buraco da beira-rio

Sondagem aponta 25 metros de terreno mole no buraco da beira-rio

30/11/2022 - 07h24

Durante  a última semana a rua Rui Barbosa, no centro de Araranguá, passou por um trabalho de sondagem. O objetivo do estudo é apontar a profundidade em que se encontra terreno firme, para a realização de um projeto para conter a abertura de novos buracos. A profundidade apontada no estudo foi de 25 metros de terreno mole, no local do buraco da beira-rio.

O secretário de obras, Cristiano Coral, apresentou um histórico do problema. Ele lembrou que um projeto foi contratado para conterá erosão na rua Rui Barbosa. “O problema existe há anos e a atual administração contratou um profissional apto, e com o qualificação em contenção de barreiras e deslizamentos, para que seja um serviço definitivo”, lembrou Coral.

Este profissional foi quem fez a exigência da sondagem, para conhecer o terreno e poder apresentar um projeto de contenção. Entre os estudos realizados, estão a batimetria para medir a espessura da coluna d’água, e a sondagem necessária para reconhecimento e caracterização do terreno.

Ainda de acordo com o secretário, a sondagem foi realizada em toda a extensão da beira-rio. Em partes, o terreno mole apresentou uma profundidade de 16 metros. No local do conhecido buraco, o terreno mole apresentado pela sondagem é de 25 metros. “Ou seja aquela obra que foi feita não tem condições de conter o assoreamento”, concluiu o secretário.

A sondagem foi encaminhada ao engenheiro contratado para a elaboração do projeto de contenção da beira-rio.