Política Mais 3 ruas serão calçadas no Arroio, ACIVA retoma luta pela manutenção da agência da Receita Federal em Araranguá e igreja apresenta resultados da festa de NSMH

Mais 3 ruas serão calçadas no Arroio, ACIVA retoma luta pela manutenção da agência da Receita Federal em Araranguá e igreja apresenta resultados da festa de NSMH

05/06/2024 - 10h37

O prefeito Evandro Scaini assinou ontem mais três ordens de serviço para calçamento de ruas. As ordens de serviço são para o calçamento com lajotas das ruas Enedir Serafim de Araújo (trecho compreendido entre a Avenida Santa Catarina e a rua 437 – no loteamento São Luiz); rua Cristiano Caetano Maciel (trecho compreendido entre a Avenida Beira Mar e a rua Erechim); e rua Pedro Silvério Caetano (trecho compreendido entre a rua Erechim e a rua Araranguá – localizada no loteamento Morro dos Conventos Zona Nova). A empresa que venceu a licitação e que vai tocar as obras é a LCA Pavimentações.

Números

A festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens alcançou todos os seus objetivos. Tanto no quesito fé, quanto no quesito arrecadação de recursos. Ontem, saiu a prestação de contas do que foi arrecadado na festa, a divisão dos recursos e o resultado final para o santuário. A festa arrecadou no total bruto, R$ 1.647.865,27. As despesas somaram R$ 432.654,80. O resultado líquido da festa foi de R$ 1.215.210,47 milhão. Houve o repasse para as comunidades que trabalharam na festa no valor de R$ 188.08 mil. Assim, restou para o santuário o montante de R$ 1.026.979,39.

Tradição

A prestação de contas, com a abertura de tudo o que foi gasto e o que realmente sobrou para novos investimentos, tem sido tradição. A medida visa dirimir qualquer dúvida em relação aos recursos que giram em torno da maior festa do turismo religioso do sul do estado.

De novo a receita

O assunto não é novo, uma vez que já foram várias tentativas de levar a agência da Receita Federal de Araranguá pelo governo federal. No governo anterior não foi diferente, quando já haviam anunciado o fechamento e o atendimento apenas em Criciúma. As manifestações de todas as entidades de classe representativas da sociedade, de entes políticos de nossa região vem sendo decisivo para impedir que Araranguá e região percam o serviço. Agora o novo prazo é dezembro, para que a agência seja fechada.

Mais longe

Além do inconveniente de ter que retomar um assunto que já parecia resolvido, a atual portaria, prevê que o atendimento dos contribuintes de nossa região, não será em Criciúma, mas na receita federal em Florianópolis. Tal decisão, revolta o meio empresarial e cidadãos que terão que ir ainda mais longe para resolver seus problemas.

Nossa força

Ante a nova ameaça, mais uma mobilização começa hoje através da rádio Araranguá e de nosso programa. Mais uma vez vamos precisar de toda a força que pudermos somar para exigir do governo federal a permanência da Receita Federal aqui. Até agora, conseguimos manter a custo de muita mobilização e soma de esforços, quando o próprio governo deveria reconhecer nossa importância no bolo da arrecadação estadual e por consequência nacional.

Estado

Na verdade, parece que será preciso estadualizar a luta, buscando o apoio do governo do Estado e da FACISC, ou entidade de cunho estadual, que possam nos ajudar a reverter o quadro mais uma vez.