Geral Araranguá celebra 176ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Araranguá celebra 176ª Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

03/05/2024 - 13h16

A cidade está em clima de festa para comemorar mais uma edição da festa de sua padroeira nos dias 03 e 04 de maio. A 14ª Campanha das Talhas de Caná abriu as comemorações e recebeu durante a semana devotos vindos de paróquias de Sombrio, Praia Grande, Jacinto Machado e Balneário Arroio do Silva.

O manto que cobre a imagem original foi apresentado e abençoado no início da semana, assim como o novo vestido, novo rosário e os brincos da padroeira. Teve ainda a escolha da 1ª princesa da festa.

“Todos os anos o manto de Nossa Senhora traz consigo algumas mensagens, neste ano o manto é temático sobre a Casa da Mãe, com um lindo bordado da fachada do projeto de restauração do Santuário, que ficou destacado em um trabalho de muito amor e cuidado aos detalhes”, explica o reitor do Santuário, Pe. Jonas Emerim Velho.

O prefeito de Araranguá, César Cesa, comentou a importância da festa para a cidade. “A festa da padroeira sempre foi o maior evento do município, outras festas surgiram em outras datas comemorativas, mas nada de compara ao tamanho da estrutura e o número de pessoas que passam por aqui nos dias de celebração, então nós sabemos o quanto ela é uma data relevante para nossa economia, para os devotos e toda a cadeia produtiva de Araranguá”, destacou o prefeito.

Programação extensa para o fim de semana

Na sexta-feira (03), véspera da festa, tem Santa Missa às 9h com as escolas municipais e estaduais da cidade. Às 15h, Santa Missa com os Clubes de Mães e Rede Feminina de Combate ao Câncer da Amesc.

Ainda na véspera tem a procissão motorizada com a imagem original de Nossa Senhora Mãe dos Homens percorrendo as ruas da cidade a partir das 17h, chegando às 19h30 no Santuário para Missa Solene e coroação da imagem. Logo após, show de evangelização Cantando a Vida.

No sábado (04), dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, as missas começam cedo, a primeira é às 6h com a acolhida dos romeiros, celebração presidida pelo Pe. José Cipriano, vigário paroquial. Na sequência, às 8h, haverá a Santa Missa dos Devotos, presidida pelo Pe. Maurício Borges Feliciano.

Às 10h Missa Solene e apresentação dos novos festeiros, celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach. No início da tarde, às 14h, Santa Missa e consagração das crianças à Nossa Senhora Mãe dos Homens, presidida pelo Pe. Antônio Júnior.

Expectativa para multidão na tradicional procissão de Nossa Senhora

Sendo o ponto alto da festa, a procissão de Nossa Senhora Mãe dos Homens, acontece a partir das 16h, saindo do Santuário e percorrendo as avenidas da cidade, o momento é um dos mais marcantes devido ao grande número de fiéis que vão para a caminhada pagar promessas à Mãe. Um helicóptero jogará pétalas de rosas no retorno da imagem ao Santuário.

O dia termina com o sorteio da cartela premiada, que neste ano conta com três aparelhos de ar condicionado e dois carros zero quilômetro.

“Com Maria edificamos a casa do Senhor”

Um dos objetivos com os recursos arrecadados neste ano, serão as reformas da igreja que contam ainda com alterações litúrgicas devido a sua elevação de paróquia para Santuário em 2018.

“A primeira casa do Senhor foi a própria Nossa Senhora, nela o verbo se fez carne, a segunda casa somos nós, devotos de Maria, feitos de pedras vivas espalhando as obras de Cristo e seu Evangelho, e terceira casa do Senhor é este santuário físico. E para melhorar a morada de Deus em nosso mundo, temos como lema da festa deste ano: “Com Maria edificamos a Casa do Senhor!” Para que esta igreja continue sendo este farol para todos os que crêem”, enfatiza o reitor, Pe. Jonas.