Política Araranguá se despede da Carmem Espindola, ALESC itinerante em Criciúma teve excelente participação popular e CDL de Araranguá protocolou pedido pela retomada da obra da quarta ponte

Araranguá se despede da Carmem Espindola, ALESC itinerante em Criciúma teve excelente participação popular e CDL de Araranguá protocolou pedido pela retomada da obra da quarta ponte

03/07/2024 - 10h55

O prefeito do Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini assinou ontem ordens de serviço para calçamento de ruas. Pelo cronograma haverá a pavimentação de mais cinco ruas.  A Rua 428 (trecho compreendido entre a Beira Mar e a rua Roseno Pereira); Rua Manoel Cardoso Filho (trecho entre a rua Araranguá e Avenida Salmi Paladini); Rua Gonçalves Marques Teixeira (trecho compreendido entre a rua Farroupilha e a rua Bento Gonçalves); Rua Bento Gonçalves (trecho compreendido entre a rua Manoel Roseno Pereira e a Av. Getúlio Vargas) e Rua Forqueta (trecho entre a rua Tubarão e a rua Farroupilha). A empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras é a LCA Pavimentações Ltda.

Nota de pesar

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Escola Municipal de Educação Básica Professora Jaira Vieira Borges manifestam profundo pesar pelo falecimento do professor Alexander Costa de Freitas. Efetivo no Município desde o ano de 2016, o servidor atuou por todos esses anos como professor na educação infantil na escola da Praia da Caçamba. Registramos nosso respeito pelo trabalho realizado pelo professor e estendemos nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Falecimento

Araranguá se despede da jornalista Carmem Espindola. Ela atuou por anos no extinto jornal Tribuna do Vale. Realizou festas sociais e teve um desempenho reconhecido em sua coluna social. Ela faleceu ontem aos 65 anos e seu corpo será velado a partir das 8h da manhã de hoje na capela mortuária do cemitério Jardim da Paz, no bairro Divinéia.

ALESC no Sul

A Assembleia Legislativa deu início ontem a sua passagem por Criciúma com duas sessões itinerantes. Na manhã de ontem, os deputados participaram de suas reuniões de comissões e a tarde aconteceu a sessão ordinária, onde várias entidades representativas da sociedade usaram a palavra. No espaço do Master Hall, os deputados ouviram atentamente a cada anseio de diversos setores da economia e cultura, entre tantos. 

Anfitrião

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro discursou na abertura dos trabalhos, como anfitrião do projeto de sessões itinerantes. O prefeito mostrou um vídeo sobre sua cidade e chamou a atenção dos deputados para o fato de o Estado fazer a sua parte na segurança e em outros setores, que não dependem do poder executivo local, mas sim do estadual. Clésio Salvaro lembrou dos tempos em que ocupou a tribuna da casa como parlamentar, e chegou a pedir mais um minuto de fala ao presidente Mauro de Nadal.

Excelente público

O deputado Mário Mota, ressaltou a excelente presença do público, avaliando como a maior assistência das sessões itinerantes já realizadas pelo poder legislativo. Para o deputado, poder ouvir as entidades sobre seus problemas e poder contribuir em procurar as devidas soluções é de suma importância para exercer na plenitude e na essência o cargo que ocupa.

Espaço aberto

Já o deputado José Milton Scheffer disse que a Assembleia cumpre o dever de ir as regiões do Estado para ouvir o clamor dos diversos setores da sociedade. Para o deputado, nada melhor do que beber direto da fonte, para poder exercer o mandato com o comprometimento de encaminhar soluções.

Um caso

Foi o caso da Associação Moda Sul, que a convite do deputado, teve a oportunidade de destacar a importância do turismo de compra e do setor de moda para a economia do Sul de Santa Catarina. O presidente da associação Moda Sul, composta por Prime, Litoral Sul, Aravest e Portal Shopping, Adilon Rocha, falou sobre as dificuldades que o setor vem enfrentando, depois das cheias que assolaram o Rio Grande do Sul. Segundo ele a grande clientela do vizinho Estado diminuiu sensivelmente as vendas.   

Mais pedido

A sessão também contou com a presença de parte da diretoria da CDL de Araranguá, que apresentou aos deputados um pedido. A presidente da CDL Dalva Leme entregou um documento com a assinatura de todas as entidades representativas de Araranguá, pedindo que os deputados busquem junto ao governo do Estado a retomada da obra da quarta ponte. Para Dalva, a obra é importante para o turismo, que por sua vez também é importante para o nosso comércio local e regional.

Otimista

A presidente da CDL de Araranguá disse ter ouvido dos deputados com quem conversou, que o assunto deverá ser encaminhado a partir do ano que vem.

Aprovado

Na sessão de ontem os deputados aprovaram em plenário o projeto que permite a realização de exames de análises clínicas em farmácias e drogarias de Santa Catarina. O texto altera a lei estadual que trata desses estabelecimentos para incluir a previsão de oferta desse tipo de serviço. A iniciativa é do deputado Pepê Collaço (PP). Outro projeto aprovado ontem é de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT) que reserva pelo menos 50% das vagas de estágios de ensino médio em órgãos e entidades da administração pública estadual para estudantes matriculados na rede pública de ensino.

Comissões

Já nas comissões os deputados também atuaram recebendo pedidos e aprovando a tramitação de novos projetos. A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que garante atendimento ginecológico a gestantes apenadas em presídios, penitenciárias e centros de atendimento socioeducativo de Santa Catarina. A matéria, de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT), prevê esse tipo de assistência para os períodos do pré-natal, parto e pós-parto. A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa recebeu representantes de entidades da região Sul de Santa Catarina. As organizações de acolhimento aos idosos apresentaram demandas aos parlamentares do colegiado.