Política Arroio deve calçar mais 60 ruas, Turvo está de aniversário e Lagoa do Caverá continua com baixo volume de água

Arroio deve calçar mais 60 ruas, Turvo está de aniversário e Lagoa do Caverá continua com baixo volume de água

20/03/2024 - 10h42

O secretário de Obras do Balneário Arroio do Silva, Lei do Mar Azul, anunciou hoje que o prefeito Evandro Scaini deve calçar mais 60 ruas até o final deste ano. As obras têm um misto de recursos próprios e emendas parlamentares.

Cobrança

Ao final da temporada de verão, agora os trabalhos da secretaria se concentram na recuperação de vias e manutenção dos serviços urbanos. Vanderlei de Souza admitiu problemas com relação ao recolhimento do lixo e do corte de grama nos canteiros centrais das avenidas. Disse que as duas empresas terceirizadas que prestam esses serviços estão sendo cobradas pelo município.

Aniversário

Turvo completa hoje 75 anos de instalação do município, com festa. O prefeito Sandro Cirimbelli destaca a pujança de seu município, principalmente na área agrícola. Na manhã de hoje em entrevista à Rádio Araranguá, lembrou de todos os prefeitos que já passaram na história e que ajudaram a construir o município. 

Lagoa do Caverá

O biólogo da FAMA, João Rosado, disse na manhã de hoje que o espelho d’agua da Lagoa do Caverá continua baixando. Segundo o biólogo, um estudo completo a respeito do problema, deverá apontar possíveis soluções. O estudo deverá ser bancado pelo SAME com o custo de algo em torno de R$ 300 mil e deverá demorar de um a dois anos para a conclusão.

Sessão

A câmara de vereadores de Araranguá tem sessão na noite de hoje. Requerimentos e projetos que deram entrada na sessão da última segunda-feira deverão estar na ordem do dia na sessão de hoje.

Questionamento

Deve ser o caso do requerimento de autoria do vereador Diran, que pede o envio de expediente ao Exmo. Sr. Jorginho Mello, Governador do Estado de Santa Catarina, ao Ilmo. Sr. Jerry Comper, Secretário Estadual de Infraestrutura, solicitando explicações quanto à ausência das pinturas e placas na rodovia Governador Jorge Lacerda, no trecho que inicia na rótula da avenida Getúlio Vargas e com término no trevo que liga as praias do Balneário Arroio do Silva e o Morro dos Conventos.

Requerimento

Também é caso do requerimento de autoria do vereador Samuca que pede o envio de expediente ao Governador do Estado de Santa Catarina, ao Secretário de Estado da Educação e ao Coordenador Regional da Educação, Sr. Luiz Carlos Pessi, solicitando reforma geral com melhorias necessárias, principalmente na rede elétrica da EEB – Escola Jordão Bernardo da Rosa no Bairro Sanga Da Areia, município de Araranguá.

Patrimônio

Um projeto de lei de autoria do vereador Evandro da Silva Santana, que declara integrante do patrimônio histórico artístico e cultural do município, o farol do Morro dos Conventos.

Polêmica

A questão de a obrigatoriedade de crianças serem vacinadas contra a Covid para serem matriculadas nas escolas do município de Araranguá continua. Muito embora as secretárias de Educação e de Arroio deve calçar mais 60 ruas, Turvo está de aniversário e Lagos do Caverá continua com baixo volume de água.

Verdade

Na verdade, a vacinação contra a Covid entrou na rotina de vacinas do Ministério da Saúde. Mas, se os pais, ou responsáveis não quiserem vacinar seus filhos, devem assinar um documento se responsabilizando sobre a atitude e seus filhos vão poder frequentar as aulas sem problemas. Neste caso, a assinatura do documento, se trata de uma proteção, caso um aluno, que não se vacinou venha a contrair Covid ao frequentar as aulas.

Conselho

Mas daí a afirmar que o Conselho Tutelar vai nas casas das pessoas para obrigar a vacinar, é ir longe demais, nem sendo atribuição deste órgão. Quanto à possíveis ações do Ministério Público a pais ou responsáveis que decidirem por não vacinar seus filhos, é algo praticamente impensável, pois primeiro teriam que ser relacionados em todas as escolas, depois uma ação a cada um, o que seria um número considerável de ações.

Recomendação

O que existe é uma recomendação, tal como em relação as demais vacinas, como poliomielite entre outras.